quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Aglomerações

Praia do Forte fica movimentada no sábado de feriadão em meio à pandemia

É grande o número de pessoas transitando no calçadão sem o uso de máscaras

05 setembro 2020 - 10h03Por Redação

A Praia do Forte, em Cabo Frio, está bastante movimentada neste sábado que dá início ao feriadão da Independência do Brasil, data celebrada na próxima segunda-feira (7). Com o tempo nublado, muitas pessoas decidiram ir à praia em meio à pandemia do covid-19, com a orientação dos especialistas em saúde para a manutenção do distanciamento social, como forma de evitar uma nova onda de disseminação do vírus, que ainda sem uma vacina ou remédio com eficácia comprovada.

Não apenas na areia, mas também no calçadão, é grande o número de pessoas transitando sem o uso de máscaras. Apesar da permanência na areia estar proibida, com permissão apenas para exercícios e banhos de mar, grande parte das pessoas posiciona barracas de sol, cadeiras e cangas para ficar. A fiscalização da Prefeitura circula pela areia, sem interferir.

Os trabalhadores ambulantes, por sua vez, estão respeitando a flexibilização que foi proporcionada pela Prefeitura para este feriado após protestos da categoria. Os trabalhadores estão usando máscaras, e não houve montagem de mesas e cadeiras por parte de barraqueiros.

Neste sábado, o sol aparece entre nuvens na cidade, com períodos de céu bastante nublado, e temperatura variando entre 21º e 25º, segundo o Instituto Climatempo. A noite deve ter poucas nuvens no céu. Não há previsão de chuva.

Liberações para o feriado

Após liberar temporariamente o comércio nas praias, a Prefeitura de Cabo Frio permitiu de última hora, nesta sexta-feira (4), as atividades de passeio turístico e recreativo de passageiros, denominado ‘city tour’. O decreto n° 6.324 foi publicado no Diário Oficial do município. Desta forma, em caráter excepcional, podem circular pelas ruas da cidade os tradicionais trenzinhos e jardineiras, até segunda (7).

Para poder transitar pelas ruas da cidade, os donos dos veículos têm que seguir uma série de determinações de segurança sanitária para evitar a propagação do novo coronavírus.  Entre outras regras, é obrigatório evitar aglomerações; usar e exigir o uso de máscaras dos passageiros; oferecer álcool gel 70% para funcionários e clientes; e fazer higienização constante do veículo.

Esta sexta (4) também marcou o início da atividade temporária dos vendedores ambulantes e dos barraqueiros nas praias de Cabo Frio. A liberação do governo municipal também é válida somente até o feriado da Independência, na segunda (7). O dia foi de praias cheias de banhistas, apesar de haver decretos que proíbam a permanência no espaço.

Apenas praticantes de esportes podem ficar nas praias, mas na prática, os banhistas curtiram o dia sem serem incomodados, apesar da presença da fiscalização da Prefeitura.