Assine Já
segunda, 01 de março de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
21ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26524 Óbitos: 912
Confirmados Óbitos
Araruama 6711 182
Armação dos Búzios 3191 32
Arraial do Cabo 855 37
Cabo Frio 7394 352
Iguaba Grande 2510 55
São Pedro da Aldeia 3488 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
EM FEVEREIRO

Postos de saúde de Cabo Frio passarão a fazer triagem de casos leves de covid-19

Estimativa é que os atendimentos comecem em fevereiro

06 fevereiro 2021 - 10h15Por Julian Viana
Postos de saúde de Cabo Frio passarão a fazer triagem de casos leves de covid-19

A Prefeitura de Cabo Frio informou que os postos de saúde municipais começarão a fazer a triagem de casos leves de covid-19 e o encaminhamento para a rede de saúde – quando necessário – bem como realização dos testes rápidos. A estimativa é que esses atendimentos comecem durante o mês de fevereiro. A data ainda não foi divulgada. 

Atualmente, segundo a Prefeitura, os atendimentos da covid-19 estão sendo realizados na Tenda de Triagem ao lado da UPA do Parque Burle, no Hospital do Jardim Esperança e na Tenda de Triagem em Tamoios, ao lado da UPA do distrito. Mesmo com a mudança, esses locais continuarão realizando os atendimentos, que estão sendo feitos há meses. 

Conforme o protocolo do Ministério da Saúde de abril de 2020, é atribuição das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) realizar o atendimento das pessoas sintomáticas respiratórias. 

A Prefeitura reforça a ideia de que a mudança “será uma adequação do trabalho das equipes de ESF para descentralizar o atendimento”. Segundo o secretário municipal de saúde, Felipe Fernandes, a expectativa é que o fluxo desses atendimentos aconteçam de forma mais fluída. 

– Não se trata de uma transferência do atendimento para os ESFs, até porque estes pacientes sintomáticos respiratórios leves já procuram as unidades. É uma adequação no sentido de capacitar os profissionais para o atendimento deste público e, consequentemente, melhorar o monitoramento da doença e dos atendimentos – comenta o secretário.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda destaca que é função da atenção básica a educação em saúde com a prevenção, o rápido reconhecimento dos territórios das pessoas que estão adoecendo do novo coronavírus, a notificação dos casos para os sistemas de informação estadual e federal, bem como o auxílio às famílias para a adesão ao isolamento domiciliar.

Em relação à contratação de novos profissionais da área da saúde, a Prefeitura de Cabo Frio informou que, até o momento, 20 profissionais foram contratados.
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.