quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EM FEVEREIRO

Postos de saúde de Cabo Frio passarão a fazer triagem de casos leves de covid-19

Estimativa é que os atendimentos comecem em fevereiro

06 fevereiro 2021 - 10h15Por Julian Viana
Postos de saúde de Cabo Frio passarão a fazer triagem de casos leves de covid-19

A Prefeitura de Cabo Frio informou que os postos de saúde municipais começarão a fazer a triagem de casos leves de covid-19 e o encaminhamento para a rede de saúde – quando necessário – bem como realização dos testes rápidos. A estimativa é que esses atendimentos comecem durante o mês de fevereiro. A data ainda não foi divulgada. 

Atualmente, segundo a Prefeitura, os atendimentos da covid-19 estão sendo realizados na Tenda de Triagem ao lado da UPA do Parque Burle, no Hospital do Jardim Esperança e na Tenda de Triagem em Tamoios, ao lado da UPA do distrito. Mesmo com a mudança, esses locais continuarão realizando os atendimentos, que estão sendo feitos há meses. 

Conforme o protocolo do Ministério da Saúde de abril de 2020, é atribuição das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) realizar o atendimento das pessoas sintomáticas respiratórias. 

A Prefeitura reforça a ideia de que a mudança “será uma adequação do trabalho das equipes de ESF para descentralizar o atendimento”. Segundo o secretário municipal de saúde, Felipe Fernandes, a expectativa é que o fluxo desses atendimentos aconteçam de forma mais fluída. 

– Não se trata de uma transferência do atendimento para os ESFs, até porque estes pacientes sintomáticos respiratórios leves já procuram as unidades. É uma adequação no sentido de capacitar os profissionais para o atendimento deste público e, consequentemente, melhorar o monitoramento da doença e dos atendimentos – comenta o secretário.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda destaca que é função da atenção básica a educação em saúde com a prevenção, o rápido reconhecimento dos territórios das pessoas que estão adoecendo do novo coronavírus, a notificação dos casos para os sistemas de informação estadual e federal, bem como o auxílio às famílias para a adesão ao isolamento domiciliar.

Em relação à contratação de novos profissionais da área da saúde, a Prefeitura de Cabo Frio informou que, até o momento, 20 profissionais foram contratados.