sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Curiosidade com o desconhecido

Pontos luminosos e em movimento no céu intrigam moradores de Cabo Frio

Pessoas de diferentes cidades do país observaram reflexo dos satélites Starlink, do projeto de telecomunicações do bilionário Elon Musk

11 maio 2020 - 15h47Por Redação
Um fenômeno atípico intrigou moradores de Cabo Frio na noite de domingo (10). Por volta das 19h, luzes em movimento foram vistas no céu, o que causou estranheza. Internautas compartilharam vídeos e fotos do acontecimento nas redes sociais. Nos comentários, logo apareceram as menções a Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) de extraterrestes. No entanto, pessoas de diferentes cidades do país se depararam com as mesmas luzes ao observar o céu na noite de domingo: trata-se da rede de satélites Starlink, do projeto de telecomunicações do bilionário Elon Musk.
 
Quem quiser acompanhar a trajetória dos satélites da SpaceX pode usar o app Find Starlink, que também possui uma versão web. A ferramenta funciona de uma maneira muito simples: você coloca sua localização e ele diz exatamente quando haverá uma passagem brilhante de um satélite Starlink. Posicionando coordenadas de Cabo Frio no aplicativo, a ferramenta indica que seria possível ver os Starlink com boa visibilidade da cidade, no domingo (10), às 18h32.
 
"Elas vinham da mesma direção em linha, quando chegavam em certo porto eles aumentavam seu brilho. Vinham de uma a uma com distância comum entre elas e depois de duas em duas em paralelo uma sobre a outra, alternando seu brilho. Pensei que se fossem satélites estariam sempre na mesma direção e orbita. Mas por final, elas assumiam direções diferentes, nos causando um certo tipo de euforia misturada com espanto. Essa posição atrás desta mangueira foi a melhor que tínhamos no momento, por causa da poluição luminosa dos postes da rua", escreveu um internauta em post no Facebook, que filmou as luzes do bairro de São Cristóvão.
 
 
A SpaceX já lançou mais de 420 satélites ao espaço. A autorização recebida pela companhia é de lançar 30 mil unidades do SpaceX, mas esse número pode subuir para 42 mil, de acordo com os planos da empresa do bilionário Elon Musk. O objetivo é fornecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência a todo o planeta, incluindo áreas remotas onde, hoje, não há esse tipo de conexão.
 
Entretanto, astrônomos têm criticado a iniciativa, devido ao fato de que a reflexividade dos recentemente. Diante disso, a empresa anunciou novas medidas que testará para resolver o problema. A SpaceX está trabalhando num “DarkSat”, uma espécie de “modo escuro” e fará com que a refletividade dos satélites seja reduzia em quase metade. Além da refletividade dos satélites, a Space X está também a estudar alterações na forma como estes corpos artificiais orbitam.