sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
REFLORESTAMENTO

Polo Rural de São Pedro vai receber plantio de 12 mil mudas de espécies nativas

Novas árvores já começaram ser inseridas na natureza nesta quinta-feira (25)

26 fevereiro 2021 - 14h30Por Redação
Polo Rural de São Pedro vai receber plantio de 12 mil mudas de espécies nativas

O Polo Rural do município de São Pedro da Aldeia vai receber o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Nesta quinta-feira (25), mil mudas já foram plantadas. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é de plantar  12 mil mudas ao longo do 1º semestre de 2021. A área a ser reflorestada foi cercada para impedir o pisoteio de animais de grande porte. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, a cada 15 dias, mil novas árvores serão inseridas na natureza. A ação faz parte de um acordo de compensação ambiental, fruto de um desflorestamento iniciado há alguns anos em uma área localizada no bairro Campo Redondo. Todo o processo de compensação à mineração é feito pelo Estado através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, a ideia é que a área se torne uma pequena floresta e que, futuramente, projetos com as escolas poderão ser desenvolvidos no local, com a identificação das espécies e direcionamento ambiental.

Além de conservar a biodiversidade, a recuperação das áreas degradadas aumenta o fluxo de nascentes e controla a erosão do solo. O Mecanismo para conservação da biodiversidade e gestão dos recursos das compensações ambientais está previsto no art. 3º da  Lei estadual nº 6.572/2013.