quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'NEGÃO DO BOPE'

Policial morto em Cabo Frio é incluído na lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares

Pela primeira vez, um PM negro recebe a homenagem da instituição

28 novembro 2020 - 14h57Por Redação

A Fundação Palmares incluiu, nesta sexta-feira (27), o nome do policial militar Luiz Paulo Costa, conhecido como ' Negão do Bope', na lista de Personalidades Negras do Brasil. Luiz Paulo, de 39 anos, foi morto por traficantes em Cabo Frio, no último mês de fevereiro. Pela primeira vez, um PM negro recebe a homenagem da instituição.

O militar recebeu pelo menos nove tiros de fuzil em uma emboscada feita por traficantes na manhã de 16 de fevereiro, na Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, no bairro Braga. Na Polícia Militar desde 2002, Luiz Paulo era casado e tinha quatro filhos.

Em agosto, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu a prisão preventiva de cinco pessoas envolvidas na morte do policial. De acordo com a denúncia, o mandante, três executores e o motorista do carro utilizado no crime pertencem ao tráfico da Favela do Lixo, no bairro Manoel Corrêa.

A lista tem sido alvo de polêmicas e críticas de ativistas da causa racial nas últimas semanas, pela decisão de retirar os nomes de personalidades como os da atriz Zezé Motta, da deputada Benedita da Silva, da ex-ministra e senadora Marina Silva e dos cantores Martinho da Vila, Gilberto Gil e Elza Soares.