quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
‘ENSINO ON-LINE’

Plataforma da Secretaria de Educação de Cabo Frio tem adesão de 25% dos alunos da rede municipal

Um quarto dos mais de 31 mil estudantes cabofrienses fez o cadastramento até esta quarta-feira (19)

19 agosto 2020 - 20h01Por Redação

Segundo dados da Secretaria de Educação de Cabo Frio, 8.138 alunos da rede pública se cadastraram, até esta quarta-feira (19), na plataforma educacional que está no site da pasta e contém atividades para os estudantes no período de pandemia do novo coronavírus. O contingente corresponde a cerca de 25% do universo de 31.953 estudantes matriculados na rede municipal. Ao todo, já foram feitos 30.768 acessos ao conteúdo disponibilizado.

Se a adesão dos estudantes é de apenas um quarto do total até o momento, a Secretaria de Educação prometeu entregar apostilas com as mesmas atividades da plataforma para os alunos que não têm acesso à internet ou computadores. De acordo com a pasta, os alunos têm a opção de baixar os arquivos e imprimi-los para preenchimento e entrega ou aguardar o recebimento do material físico nas escolas. As apostilas estão em fase de elaboração e serão ofertadas após todo processo de impressão e logística, com previsão inicial de entrega aos estudantes para o mês de setembro.

Para o Sindicato dos Profissionais da Educação, o processo de trabalho remoto é excludente, pois nem todos têm as mesmas condições de acesso aos meios digitais.

 – A gente não tem condição nenhuma de fazer um ensino, de fato, remoto para esses jovens. Até o Ensino Médio, o antigo segundo grau, não tem condições efetivas e eficazes de fazer um trabalho de ensino com esses alunos. A gente tem problemas muito graves, muito difíceis de serem superados. Mas independentemente da questão da idade e da série, mesmo que a gente falasse em Educação Superior, o ensino remoto é exclusivo. Ele é o contrário de uma educação inclusiva, que coloca todo mundo, que é ampla e democrática. Ele coloca uma situação de isolamento, de preponderância de acesso ao ensino daqueles que têm vantagens – disse o coordenador do Sepe, Augusto Rosa.

Por sua vez, a Secretaria de Educação afirma que a pasta segue acompanhando a evolução do cenário da pandemia do coronavírus para as tomadas de decisões que buscam, prioritariamente, preservar a vida dos alunos, servidores e comunidades escolares, mas que também possam atender aos estudantes de maneira eficaz.