quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
23°C
Magnauto
planejamento

Planejamento incerto para alta temporada

Crise no Estado deixa em aberto programação de forças de segurança para o verão

10 novembro 2016 - 07h27Por Redação I Foto: Arquivo Folha
Planejamento incerto para alta temporada

A grave crise financeira vivi­da pelo Estado pode comprome­ter o planejamento das forças de segurança da região para a alta temporada. Embora as autorida­des afirmem que os problemas de caixa do governo ainda não afetam as suas corporações, o fato é que, a um mês e meio do verão, os batalhões do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar ainda não sabem com o que po­derão contar durante o período em que a cidade recebe milhares de turistas nas suas ruas e praias.

Recém-chegado ao quartel do 18º GBM (Cabo Frio), o te­nente-coronel Cássio Capelli comentou que a unidade não tem passado por problemas es­truturais, como de manutenção de veículos ou de alimentação, mas ele afirma que está sendo obrigado a reduzir os custos do batalhão. Como sintoma de que dinheiro não anda mesmo so­brando, o comandante disse que parcerias com a sociedade civil são bem-vindas.

Capelli disse ainda que o co­mando-geral da corporação ainda não comunicou que estrutu­ra ele terá a disposição quando dezembro chegar. Até mesmo o tradicional Projeto Botinho, que acontece nas praias com crian­ças e adolescentes de sete a 17 anos, tem futuro incerto. Mas, internamente, ele garante que o trabalho está sendo feito.

– Não há orientação sobre possíveis cortes. Estamos ten­tando direcionar os recursos para garantir a melhor forma ope­racional sem custo elevado. O Plano Verão está sendo iniciado agora com os guarda-vidas, mas vamos ver o que está para acon­tecer. O pessoal só está apreensi­vo com a questão do salário, mas isso é uma coisa que foge à nos­sa competência – alega Capelli, referindo-se às informações de que o Estado não terá condições de quitar os vencimentos de ou­tubro dos servidores.

No quartel da PM, o panora­ma é semelhante. Apesar de oti­mista quanto à superação da cri­se, o comandante do 25º BPM, tenente-coronel André Henrique de Oliveira, admite que a pro­gramação para o verão já está em cima da hora.

– Estamos intercedendo junto ao comando-geral para garantir a segurança para a alta temporada. Mas ainda não sabemos quantos policiais virão (para a alta tem­porada) – afirma o comandante.

O tenente-coronel, contudo, garante que a incerteza quanto ao pagamento salarial não está afetando o moral da tropa.

– Não houve nenhuma mu­dança. A tropa continua motiva­da – completa.

Anteontem, durante os pro­testos e a ocupação do plenário da Alerj, no Palácio Tiradentes, a maioria dos manifestantes era composta por policiais civis e militares e bombeiros, contrá­rios às medidas de austeridade decretadas pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), en­tre elas, o desconto de 30% dos aposentados e pensionistas.

Em junho, a Folha publicou uma reportagem denunciando as mazelas no batalhões da PM, como coletes vencidos e racio­namento de combustível.­

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática