quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Boa notícia

PIB da agropecuária registra alta e pode estimular investimentos no setor

O Produto Interno Bruto da agropecuária registrou variação positiva de 0,4%

01 setembro 2020 - 22h53Por Celso Martins

 

Bons resultados no setor agrícola podem provocar entusiasmo nos produtores rurais. Isso porque, de acordo com dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária foi a única área entre as principais da economia que apresentou crescimento no segundo trimestre. Essa expansão pode indicar maiores investimentos dos trabalhadores do campo no próprio negócio.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou variação positiva de 0,4% no segundo trimestre de 2020, em relação ao primeiro trimestre do ano. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, a agropecuária cresceu 1,2%. O Instituto ainda informou que o índice pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante nesta época do ano. Além disso, a produtividade foi um elemento essencial

As contribuições positivas vieram das culturas de soja (5,9%), arroz (7,3%) e café (18,2%). Essa última, aliás, recebeu um certo incentivo por parte do governo. Afinal, as taxas de juros com recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) foram reduzidas e passam de 6% ao ano para 5,25% nas operações de custeio, comercialização e Financiamento para Aquisição de Café (Fac). Já para as cooperativas passaram de 7,5% para 6,75% para capital de giro para indústrias e FAC para demais tomadores.

Ainda sobre a produção de café no país, também houve a remuneração do Funcafé sobre os empréstimos realizados pelas instituições financeiras passa de 3% para 2,25%. Esses novos valores das taxas de juros para o setor cafeeiro foram definidos durante uma reunião do Conselho Monetário Nacional, que aprovou a proposta encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A redução foi linear em 0,75 pontos percentuais, inclusive na remuneração do Fundo.

Esses resultados e incentivos, devem ser traduzidos nos próximos meses como investimento na área de trabalho. Isso porque destinar parte da verba mensal para a aquisição de maquinários, como tratores usados Valmet, por exemplo, pode significar a continuação do crescimento na produtividade. É a possibilidade de expansão de insumos, implementos e mão de obra do setor agrícola. 

É interessante observar, que embora o PIB brasileiro tenha registrado queda de 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal, a agricultura se manteve estável e ainda cresceu. Ou seja, esse aumento não foi destinado apenas para uma região especifica, mas para todo o país. Logo isso deve impactar o comercio de produtos ligados ao campo em todo território nacional. Por exemplo, é possível que aumente as buscas por trator a venda em Mato Grosso do Sul (MS), assim como as buscas por Colheitadeiras a venda na Bahia (BA) também. Aliado a tudo isso, há o fato das boas porcentagens de exportação e de consumo interno, que em tempos de pandemia foram fundamentais para população nacional.