Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Boa notícia

PIB da agropecuária registra alta e pode estimular investimentos no setor

O Produto Interno Bruto da agropecuária registrou variação positiva de 0,4%

01 setembro 2020 - 22h53Por Celso Martins

 

Bons resultados no setor agrícola podem provocar entusiasmo nos produtores rurais. Isso porque, de acordo com dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agropecuária foi a única área entre as principais da economia que apresentou crescimento no segundo trimestre. Essa expansão pode indicar maiores investimentos dos trabalhadores do campo no próprio negócio.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou variação positiva de 0,4% no segundo trimestre de 2020, em relação ao primeiro trimestre do ano. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, a agropecuária cresceu 1,2%. O Instituto ainda informou que o índice pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante nesta época do ano. Além disso, a produtividade foi um elemento essencial

As contribuições positivas vieram das culturas de soja (5,9%), arroz (7,3%) e café (18,2%). Essa última, aliás, recebeu um certo incentivo por parte do governo. Afinal, as taxas de juros com recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira) foram reduzidas e passam de 6% ao ano para 5,25% nas operações de custeio, comercialização e Financiamento para Aquisição de Café (Fac). Já para as cooperativas passaram de 7,5% para 6,75% para capital de giro para indústrias e FAC para demais tomadores.

Ainda sobre a produção de café no país, também houve a remuneração do Funcafé sobre os empréstimos realizados pelas instituições financeiras passa de 3% para 2,25%. Esses novos valores das taxas de juros para o setor cafeeiro foram definidos durante uma reunião do Conselho Monetário Nacional, que aprovou a proposta encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A redução foi linear em 0,75 pontos percentuais, inclusive na remuneração do Fundo.

Esses resultados e incentivos, devem ser traduzidos nos próximos meses como investimento na área de trabalho. Isso porque destinar parte da verba mensal para a aquisição de maquinários, como tratores usados Valmet, por exemplo, pode significar a continuação do crescimento na produtividade. É a possibilidade de expansão de insumos, implementos e mão de obra do setor agrícola. 

É interessante observar, que embora o PIB brasileiro tenha registrado queda de 9,7% no segundo trimestre de 2020 (comparado ao primeiro trimestre de 2020), na série com ajuste sazonal, a agricultura se manteve estável e ainda cresceu. Ou seja, esse aumento não foi destinado apenas para uma região especifica, mas para todo o país. Logo isso deve impactar o comercio de produtos ligados ao campo em todo território nacional. Por exemplo, é possível que aumente as buscas por trator a venda em Mato Grosso do Sul (MS), assim como as buscas por Colheitadeiras a venda na Bahia (BA) também. Aliado a tudo isso, há o fato das boas porcentagens de exportação e de consumo interno, que em tempos de pandemia foram fundamentais para população nacional. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.