sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

PetroRio apresenta, o Projeto de Educação Ambiental no OTC Houston 2021

PEA Rede Observação é uma iniciativa que impacta positivamente 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo

18 agosto 2021 - 21h39Por Redação
PetroRio apresenta, o Projeto de Educação Ambiental no OTC Houston 2021

Uma das maiores operadoras independentes de óleo de gás do Brasil, a PetroRio participa da OTC Houston 2021, apresentando um dos seus projetos de ESG em painel da Arena Sustentabilidade e Juventude. A iniciativa em pauta é o Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rede Observação, desenvolvido desde 2014, com contribuições efetivas para o fortalecimento da organização social de comunidades afetadas por atividades de produção de óleo e gás. Em 09 municípios do Estado do Rio e em 2 (dois) do Espirito Santo, que forma a área de influência dos empreendimentos em operação da PetroRio, são mantidos Observatórios Socioambientais que promovem atividades educativas, utilizando ferramentas de comunicação popular como a produção audiovisual e recursos do Teatro do Oprimido, para apoiar o fortalecimento das comunidades e a qualificação delas na gestão ambiental pública. 

“A ideia é que esses públicos se apropriem dessas metodologias de comunicação para pensarem juntos em estratégias de solução para seus conflitos socioambientais, exercendo e exigindo seus direitos. Estar presente na OTC 2021, como o Estudo de Caso da Arena Sustentabilidade, é uma oportunidade de mostrar ao mundo como o cumprimento de uma política pública como medida de mitigação, exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, pode ser um projeto estruturante, alinhado aos valores de ESG e também efetivamente transformador para as comunidades envolvidas”, explica o Gerente de Sustentabilidade Marcelo Santux. 

O PEA da PetroRio atende grupos em estado de vulnerabilidade social como pescadores artesanais, marisqueiros, catadores de guaiamum, quilombolas, agricultores familiares e populações favelizadas. Como exemplos de temas monitorados, podemos citar, dentre outros, a elaboração de plano de manejo de uma RESEX, como em Arraial do Cabo, para o reconhecimento da atividade produtiva dos catadores de Guaiamun, como em Cabo Frio, e reapropriação do direito ao uso do território ancestral das populações quilombolas, como em Búzios. 

OTC Houston 2021 

A Offshore Technology Conference (OTC) é considerado um dos maiores eventos mundiais de petróleo. A feira reúne profissionais de diversos países, que se juntam para dialogar e trocar opiniões sobre o avanço do conhecimento científico e técnico para recursos offshore e questões ambientais. A OTC 2021 irá acontecer entre os dias 16 e 19 de agosto. 

PetroRio 

A PetroRio é uma das maiores empresas independentes de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Com seus ativos localizados na Bacia de Campos, a empresa busca a eficiência operacional com a otimização de processos, emprego de novas tecnologias e soluções inovadoras que visem a diminuição de custos, sempre com a premissa da excelência e da segurança das operações. A PetroRio vem crescendo por meio de aquisições. Graças aos constantes resultados positivos teve uma forte valorização passando a fazer parte do índice B3, principal da bolsa brasileira em 2020