sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
MAPEAMENTO DE CASOS

Pesquisa para identificar portadores assintomáticos de Covid-19 acontece no ESF Samburá

Agendamento será feito por telefone na próxima segunda-feira (14)

10 setembro 2020 - 16h25Por Redação

O município de Cabo Frio vai receber mais uma etapa da pesquisa para identificar, por amostragem, quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus. O projeto “Inquérito de Soroprevalência da Covid 19” busca descobrir pacientes assintomáticos . A ação será realizada nos dias 16 e 17 de setembro, no ESF Samburá no Segundo Distrito.
 
O agendamento será feito na próxima segunda-feira (14), de 8h às 17h, pelo telefone 0800 0221160. Serão atendidas 50 pessoas por dia.  Os exames realizados serão teste rápido e coleta de swab nasal. Para o agendamento, os voluntários deverão ter em mãos a carteira de identidade, CPF, Cartão Nacional do SUS, informar o endereço, telefone de contato e um e-mail pessoal. Os documentos deverão ser apresentados também no dia da coleta.
 
A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ).
 
Para evitar aglomeração, os voluntários deverão obedecer ao horário de agendamento, mantendo as recomendações sanitárias vigentes no município, como uso de máscaras. A pesquisa pretende estimar a real letalidade e identificar o número de suscetíveis ao vírus para direcionar novas estratégias para planejar a volta gradativa das atividades. O projeto já acontece em outras cidades do Estado.