sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Lagoa de Araruama

Pescadores da Lagoa Araruama são contemplados com Bolsa Socioambiental

Período de defeso se encerra no dia 31 de outubro

19 setembro 2019 - 18h58
Pescadores da Lagoa Araruama são contemplados com Bolsa Socioambiental

Com o objetivo de contribuir com a manutenção do ecossistema da Lagoa de Araruama durante o período de defeso, entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro, prazo em que fica proibida a pesca de todas as espécies marinhas, a Prolagos contempla os pescadores associados às instituições que atuam na laguna com a Bolsa Socioambiental. A iniciativa da concessionária tem a parceria da Câmara Técnica de Pesca.

– Essa iniciativa reflete nossa preocupação com a preservação do meio ambiente, principalmente com a Lagoa de Araruama. A Prolagos vem tomando diversas iniciativas, envolvendo o Poder Concedente, a sociedade civil organizada e a população, inclusive os pescadores, para a preservação desse patrimônio natural – avalia o presidente da concessionária Sérgio Braga.

A parceria abrange as Colônias de Pescadores Z-4 de Cabo Frio, Z-29 de Iguaba Grande, Associação de Pescadores Artesanais no Parque das Garças Integrada de Arraial do Cabo e as Associações de Pescadores da Baleia e Pitória de São Pedro da Aldeia.

Para Cícero Vanderley Neto, presidente da Colônia Z-29, a bolsa tem sido fundamental para melhorias estruturais. 

– O apoio tem nos ajudado bastante. Já construímos dois cais, reformamos a Casa do Pescador, um píer e neste ano, vamos reformar o Cais da Pedra da Salga, no bairro Cidade Nova.

A Bolsa Socioambiental no valor de R$ 120 mil é dividida entre as instituições que aplicarão a quantia em ações em prol dos pescadores, como a realização de cursos profissionais, melhorias e reformas das unidades, compra de materiais diversos, 
entre outros.