sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Peró

Peró cobra o cronograma de obras

O início da segunda fase das obras estava previsto para julho, mas foi adiado para depois do verão de 2020

03 agosto 2019 - 09h30Por Redação I Foto: divulgação
Peró cobra o cronograma de obras

Representantes do bairro do Peró vão pedir uma audiência ao prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, para que ele explique o cronograma do projeto Bandeira Azul para a Praia do Peró. O início da segunda fase das obras estava previsto para julho, mas foi adiado para depois do verão de 2020. Para discutir a questão, várias lideranças do bairro, ambientalistas e hoteleiros se reuniram nesta sexta-feira no Hostel Container. Convidados, o prefeito e o secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, não compareceram.


Com o adiamento, anunciado anteontem em nota oficial, a Prefeitura conseguiu postergar a conquista definitiva da Bandeira Azul para o Peró. Se o júri internacional aprovar, a bandeira será novamente hasteada em novembro, mas somente para a próxima temporada de verão. Para ter o certificado de forma definitiva (com revisões anuais), será preciso cumprir as 34 exigências feitas pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul.


– Nós temos o mais importante, que é a  qualidade da água do mar, mas é necessário cumprir exigências importantes, como acessos e segurança. Nós da sociedade sequer temos conhecimento do projeto de urbanização da orla. Nem o Conselho Gestor foi ouvido sobre mudanças na coordenação e em relação ao cronograma – lamentou Roberto Saci, do movimento Amigos do Peró (AP).


No documento que será enviado ao prefeito, a comunidade vai lamentar a ausência dele e do seu representante no encontro para esclarecer pontos obscuros do projeto Bandeira Azul e cobrar um cronograma oficial. Os defensores do programa também querem saber o que será feito até novembro, quando novamente a bandeira será hasteada provisoriamente.


– Não é possível entender como o prefeito não comparece e nem envia representante num encontro tão importante, onde poderiam esclarecer as dúvidas que continuam pendentes. Vamos cobrar – disse Leandro Sampaio, ex-prefeito de Petrópolis, que integra os AP.
Coordenadora Nacional do programa Bandeira Azul, Leana Bernardi disse que foi procurada por Cabo Frio com o pedido para postergar as obras que estavam previstas para a Praia do Peró:


– Este adiamento não vai afetar o hasteamento da Bandeira Azul, desde que o município garanta o cumprimento dos critérios, como foi feito na temporada passada. Na verdade não é a Bandeira Azul que está sendo prorrogada, e sim as obras de melhoria na praia – esclareceu.