quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
COMPLEXO CINEMATOGRÁFICO

Pedra Fundamental do novo cinema é lançada em São Pedro da Aldeia

Cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Cláudio Castro

09 julho 2021 - 22h00Por Redação

O fomento à cultura e à economia local foram destaque na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo cinema de São Pedro da Aldeia, realizada nesta sexta-feira (9). O evento é mais uma etapa do projeto de construção do complexo audiovisual, localizado ao lado do Teatro Municipal, no bairro Nova São Pedro. A solenidade contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e demais autoridades. A iniciativa faz parte do programa Cinema da Cidade, parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e a Agência Nacional do Cinema.

A prefeitura cedeu o local para a construção do cinema que, após concluído, terá gestão privada. O prefeito Fábio do Pastel ressaltou a colaboração com o estado e frisou, ainda, que seguirá com novas solicitações para as demais áreas do município. "Posso dizer que São Pedro da Aldeia está recebendo um belo presente. Nossa cidade merece um complexo audiovisual. Muito obrigado a todos os envolvidos, desde os governos federal, estadual e municipal, até os colaboradores que já estão trabalhando para executar essa obra tão importante no município. É uma felicidade receber o governador, Cláudio Castro, que tem ouvido meus pedidos para a cidade. Vejo o empenho da equipe da Secretaria de Cultura do Estado, que mantém o diálogo com a prefeitura. Destaco que vou seguir pedindo incansavelmente ao governo estadual recursos para a nossa cidade. Precisamos contar com essa parceria também para as demais áreas do município", apontou o chefe do executivo na ocasião.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reforçou que o diálogo com o município segue aberto. Ele destacou também que a política estadual é democratizar os recursos. "Essa é a era da infraestrutura. Se antigamente o estado tinha um recurso destinado a uma só região, agora essa infraestrutura vai chegar no estado inteiro. E ter um prefeito parceiro e alinhado com as políticas estaduais, como o Fábio do Pastel, é muito importante para que a gente possa democratizar ainda mais os recursos", relatou.

O vice-prefeito de São Pedro da Aldeia, Dr. Júlio Queiroz, destacou a importância popular da iniciativa. "É um anseio antigo da população que irá gerar entretenimento e desenvolvimento na nossa cidade. Com essa parceria, o município ganha evolução em todas as áreas, da cultura à economia", ressaltou.

Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a colaboração das esferas estaduais e federais com o município representam importante fator para o desenvolvimento da cidade. "Estou muito feliz com essa parceria. É pensar no desenvolvimento da nossa cidade e da nossa cultura como um fator importante para a economia. Sabemos que a implantação de um cinema ao lado do Teatro Municipal vai desenvolver a nossa cidade como um todo. É extremamente satisfatório observar como a parte cultural funciona como um vetor econômico também, desenvolvendo o comércio e a economia local. Tenho só que agradecer", destacou.

A cerimônia contou com a presença do secretariado e de vereadores do município. Também participaram da solenidade os representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), além da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros; e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, doutor Serginho. A solenidade teve, ainda, a presença de deputados federais e estaduais, além de autoridades de municípios vizinhos, como o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins. O evento contou ainda com o apoio das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil.

Após o evento, o prefeito Fábio do Pastel acompanhou o governador a uma visita às obras do novo Centro de Abastecimento do município (CEASP).  

Incentivo à cultura e fomento da economia

A grande aposta do complexo cinematográfico é gerar o fomento à economia local, além de criar um polo cultural no bairro Nova São Pedro. Para a secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, destacou a geração de empregos. A secretária ressaltou também os benefícios de acesso à cultura em um ambiente estruturado. 

"Estamos muito felizes com mais essa iniciativa de lançamento de pedra fundamental, já nesse momento trazendo para a cidade a possibilidade de emprego, com o início das obras. Temos muito orgulho de poder entregar em breve um complexo audiovisual com duas salas muito potentes, sendo uma delas 3D, completando esse complexo cultural aqui na cidade, ao lado do Teatro Municipal. Trabalhamos para a democratização do acesso, expansão dos equipamentos culturais e para a aproximação da cultura à população", relatou Danielle Barros.

As obras do cinema são executadas com recursos federais da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e segundo o diretor presidente substituto do órgão, Mauro Gonçalves, a agência trabalha pela expansão dos cinemas nos municípios."Esse evento personifica o princípio da eficiência na administração pública. O trabalho é a melhor forma de demonstrar que a gestão pública não está parada. É um evento importante que agrega à política de expansão do parque exibidor, que são os cinemas. A Ancine, junto ao Governo do Estado, está implementando esse incentivo nos municípios, especialmente em São Pedro da Aldeia", contou. 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, declarou que a parceria entre as esferas visa à democratização do acesso à cultura. "É de grande importância levar a cultura a todo o interior do estado. É com a parceria do governo federal com o governo estadual que a gente começa a democratizar o acesso à cultura. Estou muito feliz", relatou.