terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
SEGUE A AGONIA

Parte de servidores da Saúde de Cabo Frio vai completar dois meses sem salário

Segundo funcionários ouvidos pela Folha, quem trabalha nas UPAs e na Unilagos tem prioridade para receber

06 julho 2020 - 21h41Por Redação

No calendário, a data marca o quinto dia útil de julho, mas para muitos servidores da Saúde de Cabo Frio, maio ainda não acabou, apesar da dedicação diária no combate ao novo coronavírus. Segundo a Folha apurou junto a funcionários que falaram sob a condição de anonimato, apenas os efetivos e os contratados que atuam nas UPAs do Parque Burle e Tamoios e no Hospital Unilagos receberam o salário referente ao mês retrasado. Os demais, nem isso.

Quanto a junho, que vence nesta terça-feira (7), ainda não há previsão. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Cabo Frio não havia divulgado o calendário de pagamento escalonado, como tem sido feito há mais de um ano. De acordo com uma servidora, os funcionários vivem uma espécie do ‘fracionamento do fracionamento’ dos salários, por causa da falta de recursos nos cofres do município.

– O que entra no cofre é enviado para a Saúde, que ‘sorteia’ quem vai receber o salário. Dá pra dizer que 70% dos funcionários da Saúde ainda não receberam o salário [de maio] – disse, confirmando que a maioria dos colegas terá dois salários em atraso.

Outro servidor confirmou que a estratégia de pagamento é ‘fatiar’ os pagamentos.

– Estão pagando no pinga-pinga, mas não se sabe com que critérios – disse.

Em meio às dificuldades para honrar a folha mensal, a secretaria tomou uma decisão para reduzi-la. Servidores denunciaram para a Folha que contratados que entraram pelo processo seletivo de 2019 foram dispensados nesta segunda-feira (6), em plena pandemia.