sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Parque localizado no estado do Rio de Janeiro é um dos melhores do mundo para observação de aves

16 março 2020 - 17h38Por Redação
Parque localizado no estado do Rio de Janeiro é um dos melhores do mundo para observação de aves

O Parque Nacional do Itatiaia é considerado um dos melhores locais do mundo para a observação de aves. Os pontos de observação estão localizados na parte alta a quanto na parte e baixa.

Já foram registradas mais de 120 espécies de aves, entre eles o papagaio-charão (Amazona pretrei) e a águia-cinzenta (Urubitinga coronata), espécies ameaçadas de extinção. Os pontos de observação ficam entre os morros, trilhas, rios e cânions do parque.

O melhor acesso ao parque é pelo município de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, onde você encontra pousadas baratas, principalmente na baixa temporada. 

Na parte baixa do parque os locais para banho são o Lago Azul e as cachoeiras do Complexo do Maromba: Piscina do Maromba, Véu de Noiva e Itaporani. Na parte alta, os melhores pontos para banho são a Cachoeira das Flores e a Cachoeira do Aiuruoca.

 Horários de funcionamento

Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 08h00 com permanência até às 17h00. Excepcionalmente, para a realização de atividade de observação de aves, o ingresso pode ocorrer a partir das 5h.

Nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16h00. Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante. Há riscos de cabeça d'água. 

Na parte alta, o horário para ingresso é das 07h00 às 14h00. A permanência estende-se até às 17h00, impreterivelmente.

Se você pretende conhecer o parque, você encontra pousada barata em Penedo, distrito de Itatiaia, cidade próxima aos melhores pontos do parque.