Assine Já
sábado, 16 de outubro de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
21ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
FÉ DURANTE A PANDEMIA

Paróquias da região transmitem missas de São Jorge pela internet

Com proibição de aglomerações, festejos e carreatas dedicadas ao Santo Guerreiro estão cancelados este ano

22 abril 2020 - 22h24Por Rodrigo Branco

Em meio à batalha que é o combate ao novo coronavírus, nada melhor do que voltar as preces e pedidos ao Santo Guerreiro. Mas o Dia de São Jorge na região será celebrado nesta quinta-feira (23) de forma diferente a de outros anos, pela impossibilidade de haver aglomerações. Por esse motivo, as paróquias cancelaram os festejos de rua e vão se limitar a transmitir as missas pela internet.

A Igreja Católica Brasileira, no Centro de Cabo Frio, programou a tradicional alvorada (queima de fogos) com missa às 5h. Também haverá celebrações às 10h, 15h e 19h, todas transmitidas pela página da paróquia no Facebook (https://www.facebook.com/igrejasaojorgecf/). Também não haverá carreata com a imagem de um dos santos preferidos de católicos e seguidores de religiões de matrizes africanas.

O bispo diocesano Dom Joanir da Silva Neves não disfarça o incômodo pela situação, já que em vez das tradicionais missas superlotadas escutará apenas a própria voz na igreja.

– A sensação de celebrar com os bancos vazios é muito ruim. É como um palestrante fazer uma palestra com todo o auditório vazio, com apenas uma câmera focada nele. Para alguém que está acostumado a olhar para câmera, tudo bem, mas  para celebrar missa é muito difícil – comentou, resignado.

A Paróquia de São Jorge, de Praia Seca, em Araruama, também não terá as habituais comemorações. Segundo o pároco José Virgílio Estácio, a missa dedicada ao padroeiro da comunidade está marcada para as 10h, com transmissão pelas redes sociais, no endereço https://www.facebook.com/prqsaojorge/. No começo da manhã, acontecerá a alvorada. A imagem do Santo Guerreiro ficará exposta na frente da igreja. 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.