sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Corpus Christi

Pároco confirma tapetes de sal

Em 2018, tradição não foi realizada em Cabo Frio por conta de atos de vandalismo entre jovens

07 junho 2019 - 09h37Por Alexandre Filho I Foto: Arquivo Folha
Pároco confirma tapetes de sal

Em 2019, o feriado de Corpus Christi em Cabo Frio voltará a ter cores e brilho. Após um ano de hiato, além das celebrações litúrgicas, os tradicionais tapetes de sal voltarão a ser confeccionados ao longo da Avenida Assunção. 

No ano passado, o evento – que reúne centenas de fieis, moradores e turistas  – não aconteceu porque, segundo a Paróquia Nossa Senhora de Assunção, o vandalismo entre jovens descaracterizava a celebração e gerava desconforto na comunidade católica. Este ano, após reuniões do Conselho Paroquial, o caminho a se tomar seria o mesmo. Isso, no entanto, mudou com reunião realizada, no dia 31 de maio, com representantes da  polícia Civil e Militar, da Guarda Civil, do Conselho Tutelar e da Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia) de Cabo Frio / Tamoios.

Segundo o Padre Marcelo Chelles, as autoridades prometeram total apoio e segurança ao evento, alegando que o cancelamento por mais um ano representaria grande perda para a cidade.  

– Eles voltaram a dizer para que fizéssemos a celebração, porque a cidade iria perder muito sem ela. Todos afirmaram que iriam dar total apoio, e isso nos deu o respaldo necessário para realizar a celebração. Eu achei muito legal a atitude deles, do delegado Sérgio [Caldas], principalmente, porque ele foi extremamente solícito. Eu vou rezar e torcer tanto para que nada aconteça, pois é algo muito bonito de se ver – disse o padre Marcelo.  

Comum em diversas cidades do Brasil, a confecção dos tapetes de sal é uma tradição que veio para o país através da colônia portuguesa, consistindo na representação de cenas bíblicas, objetos devocionais e retratos do momento atual do país e do reflexo da Eucaristia para a vida de cada cristão envolvido no evento. 

– Na verdade, sob o aspecto litúrgico, realizar ou não a confecção os tapetes não alterna nada enquanto celebração da fé, mas reconhecemos que os tapetes são um testemunho devocional muito bonito dos fiéis, e não fazê-los representa uma perda para cidade, para a tradição, até para a questão do sentimento pessoal de cada um em relação à Eucaristia. É uma alegria poder fazer de novo, e eu vou trabalhar para que não tenhamos problema nenhum – declarou. 

Além da tradicional confecção dos tapetes de sal, que começará às 7h do dia 20, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção já tem em sua programação outras comemorações litúrgicas para o feriado de Corpus Christi, que celebra o mistério da Eucaristia. No dia 20, haverá missa às 8h30 e às 17h, essa última na Praça Porto Rocha, de onde os fiéis sairão em procissão a partir das 18h. Nos três dias seguintes, a paróquia organizará celebrações no pátio da igreja, com direito a um almoço no dia 23 após a missa das 10h30.