Assine Já
terça, 06 de dezembro de 2022
Região dos Lagos
27ºmax
21ºmin
Assai
Assai
Geral

Parada LGBT de Copacabana reúne lideranças de Macaé e vários municípios do interior

24 novembro 2022 - 12h30Por Redação
Parada LGBT de Copacabana reúne lideranças de Macaé e vários municípios do interior

Organizada pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, a Parada do Orgulho LGBTI+ Rio realiza sua 27ª edição, no domingo, 27 de novembro, a partir das 11h, no Posto 5, da Praia de Copacabana.  Dez trios elétricos, alas temáticas que reforçam a importância da preservação da Amazônia e o Meio Ambiente, e homenagem às vítimas da covid 19 estão na programação que tem como desafio aliar festa e exaltação às liberdades individuais à conscientização para um país livre da LGBTIfobia e com justiça social. A divulgação da Carta Por Um Brasil sem LGBTIfobia, endereçada ao novo Governo, é um dos momentos mais esperados.  

Lideranças de diversas cidades do interior do estado vão protagonizar espaços na Parada mais tradicional da capital, levando talento, experiência e ecoando a importância do fortalecimento das paradas realizadas em vários municípios do Rio de Janeiro. Nanda Machado é uma delas. DJ, residente em Macaé, Norte Fluminense, ela irá se apresentar junto com dezenas de outros artistas. 

Embora já tenha em sua trajetória apresentações em várias paradas no Brasil, ela revela que a participação na 27ª será marcante porque para esta, ela assumiu o desafio de compor a comissão técnica que selecionou 24 DJs que também irão se apresentar. "A seleção foi bastante justa e vai possibilitar a várias mulheres e pessoas pretas realizarem o sonho de se apresentarem na Parada de Copacabana", comemora. 

Com repertório bem eclético, preparado especialmente para o ato, a artista vai se apresentar no trio elétrico das lésbicas e mulheres bissexuais. 

"Para mim é muito gratificante representar o interior na capital e, claro, também nacionalmente. Isso é fruto de muita luta e resistência", declarou Nanda, que também é Presidenta Estadual da Unegro. 

Com a campanha "Coragem pra ser feliz", a Parada reunirá pessoas LGBTI+, negras, mulheres, povos originários e outros, com o objetivo de reforçar a luta por um Brasil igualitário.  Para demarcar as reivindicações, será divulgada a Carta Por Um Brasil sem LGBTIfobia, endereçada ao Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com propostas de políticas públicas nos campos da segurança, saúde, educação, trabalho e renda, cultura, esporte e lazer, turismo, assistência social e direitos humanos.  

"O Brasil que ainda é reconhecido como o país que mais mata pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Mulheres Trans e Travestis, Homens Transexuais e Pessoas Intersexo) no mundo. Por isso, precisa urgentemente retomar a pauta da promoção do respeito à diversidade e da implementação de políticas públicas para a comunidade, o que não ocorreu neste atual governo federal", declarou Cláudio Nascimento, Presidente do Grupo Arco-Íris e Coordenador Geral da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2022.

Os organizadores informam, ainda, que há uma série de atividades, a partir desta quarta, dia 23, como o show Vozes da Diversidade - Tributo à Gal Costa e Jane Di Castro, seminários, encontros com parlamentares LGBTI+ e aliados à causa e a entrega do Prêmio Arco-Íris de Direitos Humanos.

Patrocinadores e parcerias - A 27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio será realizada com o patrocínio Prefeitura do Rio de Janeiro e apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, site Pheeno, NN Advogados, Aliança Nacional LGBTI+, Rede Gaylatino, Escola de Divines, Instituto Federal do RJ, INI - Instituto Nacional de Infectologia, Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Governo do Estado do RJ e Câmara de Comércio e Turismo LGBTI do Brasil.

SERVIÇO: 

27ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio

Dia: 27 de novembro (domingo)

Concentração para a Parada e início dos shows: 11h

Local: Posto 5 – Praia de Copacabana

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.