quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Paixão de Cristo é novamente cancelada em Cabo Frio

Cenários do espetáculo estavam com avarias após ficarem dois anos guardados na Morada do Samba 

06 abril 2019 - 09h38
Paixão de Cristo é novamente cancelada em Cabo Frio

ALEXANDRE FILHO

 

Já virou tradição em Cabo Frio, mas não há motivos para se comemorar. Pelo segundo ano consecutivo – a terceira vez em quatro anos – a tradicional encenação da Paixão de Cristo, que acontece sempre no período da Páscoa, não será realizada. Porém, diferentemente do que foi dito pela prefeitura em 2018, quando o alto custo do evento foi dado como justificativa para o cancelamento, desta vez avarias nos cenários utilizados na peça e o pouco tempo hábil para o conserto dos mesmos forçou a Igreja mais uma vez a não realizar o evento. A prefeitura coloca a culpa pelas condições dos cenários na gestão anterior, a última a realizar o espetáculo.

– No ano passado a explicação que foi dada foi financeira, mas esse ano nós começamos a procurar a prefeitura em janeiro. Enviamos as solicitações e eles descobriram que os cenários da peça estavam totalmente destruídos, guardados em um galpão. Então não havia mais tempo hábil para se mandar recuperar os cenários. É uma pena – disse o Padre Marcelo Chelles, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção.

Segundo o Padre Marcelo, no caso da realização da Paixão de Cristo, o envio da solicitação é necessário pois cabe à prefeitura o fornecimento da parte estrutural, como palco, iluminação, torres de som e cenários. A Igreja fica responsável pelo elenco da peça, vestuário e as gravações utilizadas na encenação. Apesar de ter feito a so- licitação para o governo no mês de janeiro – o processo foi protocolado no dia 31 – , o pároco afirma que só recebeu a resposta, citando o estado dos cenários, que estavam quebrados e deteriorados, faltando menos de um mês para a realização do evento, no dia 14 de março. Ainda de acordo com o Padre Marcelo, o governo ainda questionou a sobre a possibilidade de a Igreja realizar o conserto dos cenários, o que foi prontamente descartado, devido à proximidade com o feriado e falta de pessoal capacitado.

– Eles me disseram que não tinham pessoal para recuperar, e eu avisei que não tínhamos mais tempo hábil para se fazer os cenários. Uma coisa é você começar a se preparar com quatro ou cinco meses de antecedência, outra coisa é ter menos de um mês para isso. A resposta deles foi muito em cima do laço – disse.

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que desde que o processo sobre o Auto da Paixão de Cristo foi protocolado pela Igreja, através da Arquidiocese de Niterói , “a Superintendência de Eventos da Secretaria de Turismo atendeu a todos os pedidos de estrutura feitos pela Paróquia, inclusive os palcos e equipamentos de iluminação para a encenação”. Porém, em relação aos cenários utilizados na encenação, encontrados com avarias, a nota afirma que a responsabilidade da atual condição dos mesmos é da gestão de Marquinho Mendes, a última realizar o espetáculo. “Os cenários para a encenação foram indevidamente armazenados na Morada do Samba após o último espetáculo, realizado ainda na gestão municipal anterior, deixando-os danificados. Pela impossibilidade legal da Superintendência de Eventos de refazer o cenário, a Paróquia entendeu que não haveria condições de realizar o espetáculo”, diz a nota.

Entretanto, a nota enviada não esclarece porque a prefeitura demorou a responder à Igreja. O padre Marcelo citou, inclusive, que a paróquia já havia começado os preparativos de todos os ritos religio- sos, incluindo a Via Sacra, em dezembro, com a realização de reuniões preparatórias e ensaios, e que o elenco da peça já estava praticamente formado para este ano.

– É uma escolha pessoal, gosto de começar tudo com muita antecedência. É uma pena, eu lamento, mas é algo que foge á minha alçada. Nós já tínhamos elenco todo praticamente pré-definido, pois temos muita procura de pessoas querendo participar – declarou.

Com a certeza de mais um ano sem a encenação da Via Sacra em Cabo Frio, o padre Marcelo ressaltou que a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção realizará diversas atividades por conta do feriado, mas lamentou o cancelamento do espetáculo devido a sua importância principalmente para a população de Cabo Frio e os diversos setores do comércio e turismo da cidade.

– Eu sei que para a cidade a encenação é muito importante, para o comércio é importante, para o turismo, hotéis, então eu sem- pre penso nisso. A igreja colabora com a cidade e a cidade com a paróquia. O resultado final é o bem da nossa cidade. O sentimento é de lamento, pois sabemos que é bonito, é algo que traz uma multidão para a nossa cidade. Então saber que não vai ter de novo, é uma pena – declarou.

Histórico de cancelamentos tem virado rotina

A encenação da Paixão de Cristo em Cabo Frio é um dos eventos mais tradicionais da cidade. Porém seu cancelamento têm se tornado frequente nos últimos anos. O evento litúrgico foi performado pela primeira vez em 1988, e para a alegria dos fiéis da cidade e dos turistas que visitam Cabo Frio no feriado da Semana Santa, permaneceu sendo encenado no Largo Santo Antônio durante 27 anos em sequência. Entretanto, em 2016 a produção foi cancelada pela primeira vez pela Prefeitura de Cabo Frio, que alegou o alto custo do evento para tomar a decisão. Em 2017, a peça ao ar livre foi encenada, mas no ano passado o evento foi cancelado novamente, com a Prefeitura Municipal dando a mesma justificativa de dois anos antes.