Assine Já
quinta, 25 de fevereiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
20ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26207 Óbitos: 900
Confirmados Óbitos
Araruama 6686 181
Armação dos Búzios 3181 32
Arraial do Cabo 844 37
Cabo Frio 7163 342
Iguaba Grande 2472 54
São Pedro da Aldeia 3486 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAIS PRAZO, MAIS FÔLEGO

Pagamento de tributos e pedidos de isenção fiscal são prorrogados até dia 30 em São Pedro da Aldeia

Medida foi tomada em virtude da previsão de retração da economia e das restrições do atendimento presencial causadas pela pandemia

02 junho 2020 - 20h19Por Redação

Em virtude da previsão de retração da economia e das restrições do atendimento presencial causadas pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia decidiu prorrogar, para o dia 30 de junho, o pagamento da Taxa de Fiscalização de Localização, da Taxa de Fiscalização Sanitária, da Taxa de Veículo e Transporte de Passeio e do ISSQN Autônomo, bem como o prazo para requerimento de isenções do IPTU e IPTU Social referentes ao exercício de 2020.

Segundo o secretário de Fazenda, Renaldo Barreto, as mudanças no calendário de recolhimento de tributos municipais e na data de vencimento para requerer as isenções fiscais levaram em conta a atual crise sanitária. “A isenção do IPTU e o IPTU Social já eram previstos em lei, mas, em razão da pandemia e da suspensão dos atendimentos presenciais no Protocolo, muitos contribuintes não conseguiram dar entrada dentro do prazo estabelecido. Por isso, decidimos prorrogar a data do requerimento para que os contribuintes não sejam prejudicados, bem como o prazo para pagamento de algumas taxas municipais”, destacou.

Pedidos de isenção de IPTU e IPTU Social

A Lei Complementar n° 171, de 25 de maio de 2020, prorrogou o prazo para requerimento das isenções do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do IPTU Social. Para solicitar a isenção do IPTU, o contribuinte precisa atender alguns requisitos, entre eles ser beneficiário de Prestação Continuada (BPC), titular exclusivo de um único imóvel utilizado para sua residência, com área construída até 80m².

 Já o IPTU Social pode ser requerido por qualquer cidadão com renda familiar igual ou menor a dois salários mínimos, titular exclusivo de um único imóvel usado como sua residência e que tenha até 80m² de área construída. Para estes casos, o valor do IPTU será de 25 UFM e a taxa de coleta de lixo de 5 UFM, que poderão ser pagos em cota única ou parcelados em até três vezes. Em 2020, o valor da UFM está em R$ 2,40.

Vale lembrar que o limite de até 80m² não se aplica a proprietário de imóvel do Programa Minha Casa Minha Vida. Os contribuintes que estiverem em débito não poderão solicitar esses benefícios fiscais e os beneficiários que tiverem o seu débito lançado em Dívida Ativa perderão as reduções recebidas e seus eventuais pagamentos serão consolidados sem qualquer abatimento.

Para dar entrada no pedido de isenção do IPTU ou IPTU Social, basta comparecer até o dia 30 de junho ao setor de Protocolo, que fica localizado na sede da Prefeitura, e apresentar os documentos comprobatórios, além da documentação pessoal.

Tributos municipais

A prorrogação do prazo para os tributos municipais foi regulamentada pelo decreto nº 076, de 28 de maio de 2020. A partir de agora, a Taxa de Fiscalização de Localização, de Instalação e de Funcionamento de Estabelecimento (TFL) e a Taxa de Fiscalização Sanitária poderão ser pagas em até quatro vezes, com a primeira cota a partir do dia 30 de junho. A data de pagamento da Taxa de Fiscalização de Veículo e Transporte de Passeio, em cota única, também ficou definida para 30 de junho.

O recolhimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza de Pessoa Física (ISSQN Autônomo) também teve o seu prazo estendido para o dia 30 de junho para pagamento em cota única com 10% de desconto. Os profissionais que optarem por pagar de forma parcelada em até quatro vezes devem ficar atentos à primeira cota, com vencimento em 30 de junho.

Para falar com a Secretaria Municipal de Fazenda, o telefone geral é o (22) 2627-2230. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

Confira o novo calendário para pagamento dos tributos:

Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN Autônomo)

Cota única com 10% de desconto – pagamento até 30/jun

Parcelamento em 4x:

1ª/04 – 30/jun

2ª/04 – 31/jul

3ª/04 – 31/ago

4ª/04 – 30/set

Taxa de Fiscalização de Localização, de Instalação e de Funcionamento de Estabelecimento (TFL) e Taxa de Fiscalização Sanitária

Parcelamento em 4x:

1ª/04 – 30/jun
2ª/04 – 31/jul
3ª/04 – 31/ago
4ª/04 – 30/set

Taxa de Fiscalização de Veículo e Transporte de Passeio.

Cota única: 30/jun

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.