terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Os tortuosos caminhos que levam ao aeroporto

Buracos na pista dificultam acesso ao complexo aeroportuário de Cabo Frio

01 outubro 2019 - 20h28
Os tortuosos caminhos que levam ao aeroporto

Considerado pelo prefeito Adriano Moreno (DEM) e até mesmo pelo governador do estado, Wilson Witzel (PSC), como importante ponto de apoio logístico para o desenvolvimento da região, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio tem o acesso prejudicado, pois a estrada que leva até o complexo aeroportuário está repleta de buracos e desníveis. 

Depois das chuvas do fim da semana passada, o perigo ficou oculto para os motoristas, pois a água ficou empoçada nas verdadeiras crateras abertas na pista. Com o asfalto seco, a consequência do aguaceiro ficou visível: buracos ainda maiores, o que obriga os motoristas que passam pela Vila do Sol e pelas suas proximidades a fazer um perigoso zigue-zague na estrada. Aqueles que não conseguem escapar, invariavelmente, terminam com um pneu rasgado, rodas empenadas e danos na suspensão.

A questão incomoda tanto quem passa pelo local apenas para chegar a Cabo Frio como também aos funcionários e prestadores de serviço do aeroporto. O trânsito na via está praticamente em meia pista porque ela mais se parece o cenário de uma corrida obstáculos. 
Um piloto de avião que frequentemente trabalha no aeroporto não economiza críticas à falta de manutenção na estrada.

– Possivelmente a secretaria de obras de Cabo Frio não sabe da importância que esse aeroporto possui para a região dos lagos. É um aeroporto internacional que recebe cargas de fora do país e são distribuídas para todo o Sudeste a partir do Aeroporto de Cabo Frio, por via Terrestre. Esse aeroporto está ligado diretamente com operações off-Shore (pré-sal), com o embarque para plataformas de mais de 200 passageiros por dia, que garante royalties à cidade, provavelmente a receita mais importante dos caixas da administração pública atualmente – disse o aeroviário, que prefere se manter no anonimato.

O presidente da Associação dos Moradores da Vila do Sol, Roberto de Souza Pereira, afirma que a falta de atuação da prefeitura no bairro e na via de acesso ao aeroporto não se limita ao asfalto castigado, mas também à iluminação e à capina. 

– Colocam um asfalto que, na primeira chuva, sai todo. Nas laterais, não tem como a água escoar e, quando chove, ela empoça. O movimento de caminhões é enorme e acaba destruindo o asfalto. Quando o aeroporto foi construído, uma equipe dava limpeza regulamente e liberava as galerias e a água não empoçava na pista, mas agora está tudo abandonado – disse o líder comunitário que disse ainda que a construção do aeroporto ‘isolou’ o bairro e não gerou os empregos esperados pela população da comunidade.

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Obras informou que uma equipe irá no local mencionado para verificar a situação e realizar os serviços necessários. Já a administração do Aeroporto Internacional de Cabo Frio não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição. 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.