sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Geral

Orla do Peró ganha iluminação em LED

08 junho 2023 - 11h55Por Redação
Orla do Peró ganha iluminação em LED

Pré-aprovada para a sexta temporada anual com a certificação internacional da Bandeira Azul, a orla da Praia do Peró, em Cabo Frio, ganhou um novo visual noturno nesta quarta-feira. Foram instaladas 42 luminárias de Led, de 150 watts cada uma, ao longo dos 500 metros do trecho certificado, onde ficam os quiosques e os principais hotéis do Peró, cuja orla tem ao todo 7,2 quilômetros de extensão.

Segundo os técnicos da empresa Hashimoto, contratada pela Prefeitura de Cabo Frio, as lâmpadas em Led, além de aumentar a luminosidade da praia e do calçadão, são mais econômicas e duradouras. A chegada da nova iluminação foi comemorada pelos moradores, hoteleiros, comerciantes e pelos praticantes de esportes, como futebol, futevôlei e altinha, que usam o calçadão e a areia depois das 17 horas.

– Com a iluminação nova, certamente o número de esportistas vai aumentar. Das 9 às 17h, não é permitido jogar na areia e no calçadão. Vamos comemorar na noite deste feriado com a participação de Vinícius Lugão, apontado como o Rei da Altinha de Niterói – disse Álvaro Casanas, o “Coroa”, comerciante de Açaí no Peró e líder do grupo Alta Coroa de Cabo Frio.

A palavra LED significa diodo emissor de luz. Trata-se de um componente eletrônico capaz de emitir luz visível transformando energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência. O primeiro LED foi criado em 1963 pelo engenheiro e inventor Nick Holonyak e era capaz de emitir apenas a cor vermelha. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da tecnologia, novas cores de LED foram desenvolvidas.

Diferentemente do laser, o LED não emite luz monocromática, mas sim uma faixa pequena de determinadas cores.

Nesta sexta-feira, os Amigos do Peró se encontram na Sorveteria da Praia, na Orla do Peró, para discutirem vários assuntos, como as mudanças no programa Bandeira Azul; saneamento; acessos ao Peró; novos empreendimentos, etc. A reunião está marcada para 10h.