Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52431 Óbitos: 2149
Confirmados Óbitos
Araruama 12371 441
Armação dos Búzios 6530 72
Arraial do Cabo 1736 92
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6985 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
CARTÃO POSTAL

Orla Atlântica é novo atrativo turístico de São Pedro da Aldeia

Nesta sexta (30), também foi entregue à população o letreiro turístico com a declaração de amor à cidade

01 novembro 2020 - 09h47Por Redação

Com uma cerimônia simples, para não gerar aglomeração, foi inaugurada na noite de sexta-feira (30) a Orla Atlântica, na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. teve até uma simbólica queima de fogos. Além da inauguração da urbanização da orla, também foi entregue oficialmente à população o letreiro turístico com a declaração de amor à cidade, que recebeu iluminação de led e rampa de acessibilidade, para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.  

A inauguração contou com a presença de secretários municipais e da Marinha, representada pelo almirante Paulo Renato Rohwer Santos, comandante da Base Aeronaval, e Edgard Gama, chefe do Estado-Maior. 

Sonho Realizado 

A orla da Praia do Centro, que é o novo cartão de visitas da Região dos Lagos, foi completamente urbanizado pela Prefeitura Municipal. O novo espaço representa a realização de um grande sonho dos moradores aldeenses, que agora possuem um calçadão estruturado às margens da Laguna Araruama e um espaço com conforto e segurança para a realização de atividades físicas e de lazer. O nome escolhido para o novo ponto turístico aldeense busca realçar a beleza do cenário onde a cidade se situa, junto à reserva da Mata Atlântica e aos pés da Laguna Araruama. 

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a urbanização da orla da Praia do Centro veio resgatar a autoestima do aldeense. "Eu estou muito feliz em poder realizar esse sonho, como cidadão, e como administrador. O aldeense merecia ter um espaço de lazer como esse, muito obrigado", agradeceu Chumbinho. 

Lazer e Turismo 

A área, agora completamente urbanizada, é um espaço de lazer e esporte para toda a população aldeense. No lugar da faixa de areia, que obrigava os adeptos de corridas e caminhadas a se deslocarem pelo acostamento da Rodovia RJ-140, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entregou 1.600 metros de calçadão, com piso intertravado, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos. 

A Orla Atlântica conta, ainda, com cinco decks de madeira, que completam a bela paisagem formada pela Laguna e os tradicionais moinhos da cidade. Cestas de lixos, bancos e 43 postes de iluminação de led, feitos de aço e com sete metros de altura, integram o espaço. Os aldeenses adeptos do ciclismo têm a opção de usar o pavimento vermelho do calçadão como ciclovia, para um deslocamento mais seguro às margens da Rodovia RJ-140. Além de facilitar o dia a dia do morador e trazer mais qualidade de vida para a população, o projeto deixa a entrada de São Pedro da Aldeia mais bonita e valorizada. 

Para Marcelo da Silva Vaz, que vende água de coco no calçadão, além de bonita, a nova orla já está atraindo muitas pessoas e tem feito aumentar a venda na sua barraquinha. "Estou muito feliz, o aldeense merecia esse presente. Se o turismo cresce, as minhas vendas também aumentam", comemora Marcelo, que fez questão de levar um copo de água de coco para o prefeito brindar a chegada da nova orla. 

Projeto Paisagístico 

O projeto paisagístico da orla da Praia do Centro foi elaborado para valorizar ainda mais o maior cartão-postal aldeense. A Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento realizou o plantio de 21 unidades de coqueiro-da-Bahia, espécie típica de regiões litorâneas, ao longo do novo calçadão. As unidades têm, em média, seis metros de altura. 

O trecho final da Orla Atlântica, próximo ao Centro de Informações Turísticas, também passou por uma revitalização paisagística e recebeu  plantas ornamentais, gramas de forração e 10 palmeiras da espécie sagu. Também é nesta parte que fica o marco de inauguração do espaço. 

Letreiro Turístico 

A urbanização da Orla Atlântica trouxe também uma novidade para aldeenses e turistas: um letreiro gigante com a mensagem "Eu amo São Pedro da Aldeia". Instalado pela Prefeitura, o painel de boas-vindas tem chamado a atenção de quem passa pelo novo calçadão e é mais um atrativo turístico do local. 

Com letras coloridas de 1,5 m de altura, o letreiro enaltece as belezas naturais da cidade e valoriza o principal cartão-postal aldeense. O painel é equipado com luzes de LED, que acendem durante a noite, e dotado de rampa de acessibilidade, para permitir acesso de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. 

Parceria com a Marinha 

A Orla Atlântica também é palco para um monumento em homenagem à Aviação Naval brasileira. Assim como o letreiro, a aeronave militar Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk, instalada em 23 de agosto, no aniversário da Aviação Naval, dá boas-vindas aos visitantes e é mais um símbolo turístico na entrada da cidade. A exposição, estática e permanente, é um reconhecimento da Marinha do Brasil ao município aldeense por abrigar, desde 1961, o Complexo Aeronaval. 

A iniciativa integra um conjunto de ações, resultante de uma cooperação entre a Prefeitura e a Marinha, por meio do Comando da Força Aeronaval, que têm como objetivo valorizar a relação histórico-cultural de São Pedro da Aldeia com a Aviação Naval. 

Segundo o almirante Paulo Renato Rohwer Santos, comandante da Base Aeronaval, a história da Marinha e do município é consolidada e interdependente nesses últimos 60 anos. "Para nós da Marinha do Brasil e da Força Aeronaval, tudo que melhora em São Pedro, melhora também para nós. Somos 3.800 militares, que servem aqui, moram e frequentam São Pedro da Aldeia e aproveitam essa belíssima orla. É um orgulho ter São Pedro da Aldeia como a Morada da Aviação Civil", afirma o almirante Rohwer. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.