quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CARTÃO POSTAL

Orla Atlântica é novo atrativo turístico de São Pedro da Aldeia

Nesta sexta (30), também foi entregue à população o letreiro turístico com a declaração de amor à cidade

01 novembro 2020 - 09h47Por Redação

Com uma cerimônia simples, para não gerar aglomeração, foi inaugurada na noite de sexta-feira (30) a Orla Atlântica, na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. teve até uma simbólica queima de fogos. Além da inauguração da urbanização da orla, também foi entregue oficialmente à população o letreiro turístico com a declaração de amor à cidade, que recebeu iluminação de led e rampa de acessibilidade, para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais.  

A inauguração contou com a presença de secretários municipais e da Marinha, representada pelo almirante Paulo Renato Rohwer Santos, comandante da Base Aeronaval, e Edgard Gama, chefe do Estado-Maior. 

Sonho Realizado 

A orla da Praia do Centro, que é o novo cartão de visitas da Região dos Lagos, foi completamente urbanizado pela Prefeitura Municipal. O novo espaço representa a realização de um grande sonho dos moradores aldeenses, que agora possuem um calçadão estruturado às margens da Laguna Araruama e um espaço com conforto e segurança para a realização de atividades físicas e de lazer. O nome escolhido para o novo ponto turístico aldeense busca realçar a beleza do cenário onde a cidade se situa, junto à reserva da Mata Atlântica e aos pés da Laguna Araruama. 

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a urbanização da orla da Praia do Centro veio resgatar a autoestima do aldeense. "Eu estou muito feliz em poder realizar esse sonho, como cidadão, e como administrador. O aldeense merecia ter um espaço de lazer como esse, muito obrigado", agradeceu Chumbinho. 

Lazer e Turismo 

A área, agora completamente urbanizada, é um espaço de lazer e esporte para toda a população aldeense. No lugar da faixa de areia, que obrigava os adeptos de corridas e caminhadas a se deslocarem pelo acostamento da Rodovia RJ-140, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entregou 1.600 metros de calçadão, com piso intertravado, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos. 

A Orla Atlântica conta, ainda, com cinco decks de madeira, que completam a bela paisagem formada pela Laguna e os tradicionais moinhos da cidade. Cestas de lixos, bancos e 43 postes de iluminação de led, feitos de aço e com sete metros de altura, integram o espaço. Os aldeenses adeptos do ciclismo têm a opção de usar o pavimento vermelho do calçadão como ciclovia, para um deslocamento mais seguro às margens da Rodovia RJ-140. Além de facilitar o dia a dia do morador e trazer mais qualidade de vida para a população, o projeto deixa a entrada de São Pedro da Aldeia mais bonita e valorizada. 

Para Marcelo da Silva Vaz, que vende água de coco no calçadão, além de bonita, a nova orla já está atraindo muitas pessoas e tem feito aumentar a venda na sua barraquinha. "Estou muito feliz, o aldeense merecia esse presente. Se o turismo cresce, as minhas vendas também aumentam", comemora Marcelo, que fez questão de levar um copo de água de coco para o prefeito brindar a chegada da nova orla. 

Projeto Paisagístico 

O projeto paisagístico da orla da Praia do Centro foi elaborado para valorizar ainda mais o maior cartão-postal aldeense. A Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento realizou o plantio de 21 unidades de coqueiro-da-Bahia, espécie típica de regiões litorâneas, ao longo do novo calçadão. As unidades têm, em média, seis metros de altura. 

O trecho final da Orla Atlântica, próximo ao Centro de Informações Turísticas, também passou por uma revitalização paisagística e recebeu  plantas ornamentais, gramas de forração e 10 palmeiras da espécie sagu. Também é nesta parte que fica o marco de inauguração do espaço. 

Letreiro Turístico 

A urbanização da Orla Atlântica trouxe também uma novidade para aldeenses e turistas: um letreiro gigante com a mensagem "Eu amo São Pedro da Aldeia". Instalado pela Prefeitura, o painel de boas-vindas tem chamado a atenção de quem passa pelo novo calçadão e é mais um atrativo turístico do local. 

Com letras coloridas de 1,5 m de altura, o letreiro enaltece as belezas naturais da cidade e valoriza o principal cartão-postal aldeense. O painel é equipado com luzes de LED, que acendem durante a noite, e dotado de rampa de acessibilidade, para permitir acesso de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. 

Parceria com a Marinha 

A Orla Atlântica também é palco para um monumento em homenagem à Aviação Naval brasileira. Assim como o letreiro, a aeronave militar Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk, instalada em 23 de agosto, no aniversário da Aviação Naval, dá boas-vindas aos visitantes e é mais um símbolo turístico na entrada da cidade. A exposição, estática e permanente, é um reconhecimento da Marinha do Brasil ao município aldeense por abrigar, desde 1961, o Complexo Aeronaval. 

A iniciativa integra um conjunto de ações, resultante de uma cooperação entre a Prefeitura e a Marinha, por meio do Comando da Força Aeronaval, que têm como objetivo valorizar a relação histórico-cultural de São Pedro da Aldeia com a Aviação Naval. 

Segundo o almirante Paulo Renato Rohwer Santos, comandante da Base Aeronaval, a história da Marinha e do município é consolidada e interdependente nesses últimos 60 anos. "Para nós da Marinha do Brasil e da Força Aeronaval, tudo que melhora em São Pedro, melhora também para nós. Somos 3.800 militares, que servem aqui, moram e frequentam São Pedro da Aldeia e aproveitam essa belíssima orla. É um orgulho ter São Pedro da Aldeia como a Morada da Aviação Civil", afirma o almirante Rohwer.