Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
PERÍODO DE DEFESO

Operação na Lagoa de Araruama apreende material de pesca e 15 Kg de camarão

Crustáceo apreendido será doado a uma entidade social de Arraial do Cabo

05 outubro 2020 - 16h04Por Redação

Até 31 de outubro, agentes das Guardas Ambientais dos cinco municípios da Região dos Lagos banhados pela Laguna Araruama mantém operações de fiscalização que reprimem a pesca durante o Defeso. Nesse período, a pesca é proibida para permitir a reprodução e crescimento das espécies nativas. Na última apreensão realizada (2), na altura do bairro Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia, os agentes recolheram redes de pesca irregulares e cerca de 15 quilos de camarão, que foram entregues à equipe do município de Arraial do Cabo, responsável por fazer a doação.

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia, Roselito Pereira, as operações de fiscalização do Defeso são realizadas diariamente e todo o pescado apreendido é doado. A cada operação, um município fica responsável pela doação às entidades assistenciais de sua cidade.

“Essas operações, feitas tanto em terra quanto na água, têm como objetivo reprimir a pesca predatória e garantir a preservação das espécies. Em São Pedro da Aldeia, desde o início das operações, já foram feitas quatro doações para entidades sociais”, contou.

Os camarões apreendidos estavam na chamada Área 1, na altura do bairro Vinhateiro, uma área de preservação. “A Laguna Araruama é dividida em áreas 1, 2 e 3 e, em algumas delas, determinados tipos de rede e pesca não são permitidas”, complementou Roselito.

Além das Guardas das cinco cidades da Região dos Lagos (São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Araruama), as operações contam, ainda, com o apoio do Grupamento de Polícia Militar Ambiental (Upam), sob a fiscalização do Ministério Público Federal.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.