sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PERÍODO DE DEFESO

Operação na Lagoa de Araruama apreende material de pesca e 15 Kg de camarão

Crustáceo apreendido será doado a uma entidade social de Arraial do Cabo

05 outubro 2020 - 16h04Por Redação

Até 31 de outubro, agentes das Guardas Ambientais dos cinco municípios da Região dos Lagos banhados pela Laguna Araruama mantém operações de fiscalização que reprimem a pesca durante o Defeso. Nesse período, a pesca é proibida para permitir a reprodução e crescimento das espécies nativas. Na última apreensão realizada (2), na altura do bairro Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia, os agentes recolheram redes de pesca irregulares e cerca de 15 quilos de camarão, que foram entregues à equipe do município de Arraial do Cabo, responsável por fazer a doação.

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia, Roselito Pereira, as operações de fiscalização do Defeso são realizadas diariamente e todo o pescado apreendido é doado. A cada operação, um município fica responsável pela doação às entidades assistenciais de sua cidade.

“Essas operações, feitas tanto em terra quanto na água, têm como objetivo reprimir a pesca predatória e garantir a preservação das espécies. Em São Pedro da Aldeia, desde o início das operações, já foram feitas quatro doações para entidades sociais”, contou.

Os camarões apreendidos estavam na chamada Área 1, na altura do bairro Vinhateiro, uma área de preservação. “A Laguna Araruama é dividida em áreas 1, 2 e 3 e, em algumas delas, determinados tipos de rede e pesca não são permitidas”, complementou Roselito.

Além das Guardas das cinco cidades da Região dos Lagos (São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e Araruama), as operações contam, ainda, com o apoio do Grupamento de Polícia Militar Ambiental (Upam), sob a fiscalização do Ministério Público Federal.