quarta, 08 de maio de 2024
quarta, 08 de maio de 2024
Cabo Frio
29°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CONTRA AS AGLOMERAÇÕES

Operação conjunta fiscaliza organização de filas externas em agências bancárias de Cabo Frio

Iniciativa do Procon, da Guarda Civil Municipal e de Posturas prossegue pelos próximos dias

08 abril 2020 - 14h32Por Redação

Uma operação conjunta realizada pelo Procon Cabo Frio, pela Guarda Civil Municipal e pela Coordenadoria-Geral de Licenciamento e Fiscalização de Posturas fiscaliza a organização das filas externas pelas agências bancárias em cumprimento do decreto 6.218, de 24 de março de 2020. A medida impõe restrições ao funcionamento dos bancos e as equipes verificam se determinações estão sendo adotadas. A iniciativa continua pelos próximos dias.
 
De acordo com a Coordenadoria-Geral de Defesa do Consumidor (Procon Cabo Frio), as principais medidas são espaçamento de um metro e meio entre as pessoas, sinalização no chão e capacidade reduzida em 30% no interior das unidades. A operação, que iniciou na terça (7),conta com a cooperação dos bancos, que têm sinalizado a área externa com fitas. Segundo Monica Bonioli, coordenadora do órgão, em alguns locais as filas circulam o quarteirão.
 
“Pedimos que as pessoas não compareçam aos bancos, somente em casos de extrema necessidade. Mas como estamos em semana de diversos pagamentos, as agências estão muito cheias, então é preciso organizar as filas nas ruas. O Procon e a Posturas retiram os idosos para atendimento prioritário. Como as filas davam voltas no quarteirão, abrimos o Beco da Luz, ao lado de uma agência e em frente ao ponto de táxi, no Centro, para organizar o alinhamento”, explicou Bonioli.
 
Segundo ela, a fiscalização também ocorre no interior das agências para verificar se os bancos ofertam álcool em gel para os clientes. Importante destacar que todas as iniciativas de prevenção e contenção à disseminação do covid-19 vêm sendo adotadas desde o dia 13 de março, quando iniciou a publicação dos decretos. As ações municipais são válidas até o dia 20 de abril podendo ser alteradas, prorrogadas ou ampliadas de acordo com a evolução da pandemia e com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).