sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
BÚZIOS

Operação Bomba Limpa autua dois postos em Búzios

Ação também realizada em Cabo Frio tem participação de órgãos municipais e estaduais

05 novembro 2019 - 19h17Por Redação
Operação Bomba Limpa autua dois postos em Búzios

No segundo dia consecutivo da Operação Bomba Limpa na região, realizada ontem, os agentes da fiscalização autuaram dois postos de gasolina em Armação dos Búzios por ‘bomba baixa’, que significa a injeção de quantidade menor de combustível do que a indicada no visor. Em um posto de Manguinhos, a bomba retinha 100 ml a cada 20 litros colocados no tanque e em outro, na Enseada Azul, o motorista levava 70 ml a menos a cada 20 litros abastecidos. Além de as bombas com problemas terem sido lacradas, os estabelecimentos podem ser multados. 

Outros dois postos foram visitados pelos fiscais, mas nada de anormal foi constatado. As equipes também fiscalizaram a qualidade dos combustíveis fornecidos para os clientes e o transporte de cargas na cidade, mas nesta fiscalização, nenhum tipo de fraude foi identificada. A ação contou com a participação de agentes do Procon Estadual, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem), da Polícia Militar e da Barreira Fiscal. Pela prefeitura, acompanharam fiscais do Procon de Búzios, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Coordenadoria de Posturas.

O coordenador da Operação Bomba Limpa, o Major PM Santos, comentou que o apoio da população é fundamental. 

– É importante destacar que nesse tipo de operação deve haver a parceria e a colaboração da população, denunciando aos órgãos públicos, pelo sistema 190, Disque Denúncia e nas nossas páginas nas redes sociais qualquer tipo de irregularidade que seja constatada. É com base nessas denúncias que programamos nossas operações – disse o coordenador.

Anteontem, a ação foi realizada em Cabo Frio, onde foram visitados seis postos. No total, 18 bicos de abastecimento foram identificados com problema, além de ter sido encontrado um lacre rompido. Os locais receberam auto de constatação e a colocação do lacre vermelho, que identifica que a bomba está sob análise.

Os agentes do Ipem identificaram ainda que a qualidade do combustível analisada pelo Procon Estadual e a quantidade do combustível estavam regulares em todas as bombas, apesar dos defeitos encontrados. Por isso, as bombas passaram por manutenção; os postos foram autuados e poderão ser multados.

A coordenadora do Procon de Cabo Frio, Mônica Bonioli, ressaltou a importância da fiscalização feita nos postos de combustível da cidade.

 – É importante que os consumidores utilizem o Disque Denúncia da Barreira Fiscal e do Ipem, para que outras operações como essa aconteçam na cidade. A presença desses órgãos estaduais da Secretaria Estadual de Governo e o Procon Estadual ajudam no trabalho do Procon Cabo Frio. É satisfatório ver a atenção voltada para o interior do Rio de Janeiro – frisa.

(*) Matéria atualizada às 10h.