quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NATAL FELIZ

ONG prepara Natal para moradores de Maria Joaquina

Doações para bairro reanexado recentemente a Búzios podem ser recebidas até 14 de dezembro

27 novembro 2019 - 19h40Por Redação

O projeto De Mãos Dadas, um dos trabalhos sociais da ONG buziana Associação de Educação para Paz, aguarda o mês de dezembro com muita alegria. No dia 19 de dezembro, acontece a formatura da segunda turma do curso de corte, costura e modelagem voltado para as mulheres de Maria Joaquina, reanexada recentemente a Búzios. Já no dia 21 de dezembro tem Festa de Natal na Praça Central do bairro, das 9h às 14h.

Graças a parceiros, voluntários e doares, a festa terá distribuição de presentes para os pequenos e 200 cestas básicas para as famílias. Pula-pula, futebol de sabão e, claro, Papai Noel prometem alegrar crianças de todas as idades. A comunidade buziana pode ajudar a tornar a celebração ainda maior: até o dia 14 de dezembro, doações de brinquedos coletivos como jogos, bolas, frescobol, além de alimentos, podem ser entregues na Golden Prana, no Porto da Barra (loja 27).

Corte, Costura e Modelagem – A formatura das oito beneficiárias do projeto será no galpão onde acontecem as atividades – e elas vão muito além das aulas e da capacitação para o mercado de trabalho. As ações, que acontecem durante todo o ano, três vezes por semana, são intercaladas com oficinas terapêuticas, fundamentais para o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento das virtudes das alunas.

O projeto abraça ainda os filhos das beneficiárias. Enquanto as mães aprendem a lidar com agulhas, linhas, tecidos e máquinas, crianças e adolescentes (bebês de colo a 13 anos) participam de oficinas lúdicas que incluem arte, reciclagem, música e contação de fábulas.

As atividades visam a trabalhar a construção do caráter e a desenvolver valores humanos como honestidade, respeito, responsabilidade e humildade. Tais aprendizados também fazem parte da “grade” de atividades das mulheres, ampliando os ensinamentos para toda a família. Toda a “engrenagem” do projeto é movida por voluntários.

Em 2019, De Mãos Dadas atendeu oito beneficiárias e 15 crianças. No primeiro ano (2018), foram 15 adultas e 23 menores – todas as mães foram inseridas no mercado de trabalho, produzindo roupas e acessórios para a loja Golden Prana Spiritual Design, no Porto da Barra.