sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Óleo volta a aparecer na Praia do Peró e Bandeira Azul é retirada neste sábado

Borras de óleo chegaram em diversos pontos da orla; há relatos também no Foguete

13 abril 2019 - 14h12
Óleo volta a aparecer na Praia do Peró e Bandeira Azul é retirada neste sábado
TOMÁS BAGGIO

Pedaços de óleo voltaram a aparecer neste sábado (13) na Praia do Peró, em Cabo Frio. As manchas chegaram pela manhã em diversos pontos da areia. O problema fez com que a Bandeira Azul, selo internacional concedido para praias que apresentam padrões estabelecidos de qualidade, fosse arriada. 
 
Na semana passada a Petrobras admitiu que o vazamento que atingiu praias da Região dos Lagos partiu das atividades da própria companhia no Campo Marlim Leste, na Bacia de Campos. Técnicos da Petrobras estiveram na praia do Peró neste sábado, por volta do meio dia, para colher amostras do material. A Petrobras é responsável por enviar equipes de limpeza aos locais atingidos.
 
- Estão  limpando e está sob controle. Mas nos deixa apreensivos pensando que poderia ter sido um derramamento maior e com consequências desastrosas. A situação inspira cuidados  mas se resume a placas de óleo na areia. É petróleo cru. Pequena quantidade, mas suficiente para causar transtorno porque muitos turistas, por exemplo, saíram da praia com manchas de óleo no pé - relatou o biólogo Octávio Meneses, membro do grupo Amigos do Peró.
 
- Eu estou no Peró há 15 anos e nunca vi isso na praia - contou a corretora de imóveis Luciene Oliveira.
 
Há relatos de que manchas voltaram a aparecer neste sábado também na Praia do Foguete. A Petrobras informou que não se pronunciará, no momento, sobre as causas do acidente, que estão sendo apuradas. Sobre o protocolo de limpeza, garantiu que está sendo seguido à risca.
 
A Prefeitura de Cabo Frio enviou nota informando que está colaborando com a limpeza.

"A Prefeitura de Cabo Frio informa que, assim que foi percebida a presença de novas "pelotas" de óleo na areia, a equipe de apoio da Petrobras que se encontra na região foi acionada pela Coordenadoria de Meio Ambiente e já está no local realizando a limpeza, juntamente com servidores da Comsercaf.  A Bandeira Azul foi retirada, até que tanto a areia quanto a água retomem as características de qualidade que conferiram à Praia do Peró a certificação internacional.  Caso a limpeza termine antes do fim do dia, hoje mesmo a Bandeira Azul votará a ser hasteada", diz a nota.