Quem é fã das aventuras mirabolantes de Chicó e João Grilo, personagens de O Auto da Compadecida, obra do escritor Ariano Suassuna, terá a chance de reencontrar essas figuras icônicas em uma montagem especial. A apresentação será neste sábado (20) às 19h, e domingo (21) às 17h, no teatro do colégio Domingos Sávio (no bairro São Cristóvão, em Cabo Frio). O espetáculo (com duração de uma hora), integra o festival de encerramento do ano letivo do curso Marcelo Pires de Teatro e TV, e reúne cerca de 35 estudantes em cena.
Dirigidos pelo ator Daniel Ericsson, os alunos de interpretação apresentarão diversas esquetes — cenas curtas de até 15 minutos — como ponto culminante de um ano de aprendizado na arte teatral.
– Não se trata, portanto, de teatro profissional, mas de alunos com no mínimo um ano de curso. Este ano o tema escolhido foi comédia, e entre tantas esquetes, uma turma assumiu o risco de montar uma peça completa em uma adaptação feita por uma das alunas - contou Daniel em conversa com a Folha.
Ao todo, segundo o diretor, foram 12 ensaios ao longo de três meses, além dos encontros regulares aos sábados à tarde, no horário convencional das aulas. O processo, segundo Daniel, contou ainda com ensaios extraordinários, considerados fundamentais para a construção do espetáculo, viabilizados, segundo ele, graças ao apoio e acolhimento dos atores Silvana Lima e Ivan Cavalcanti, responsáveis pelo Teatro Quintal.
– Como se trata de um curso de teatro, decidimos este ano pela linguagem essencialista. Desta maneira, o espetáculo se vale de pouca cenografia e poucos recursos estéticos, dando ênfase ao talento dos alunos em cena. Por isso, o público pode esperar toda a dedicação de um grupo heterogêneo de estudantes de teatro, que tem o entusiasmo de quem inicia sua trajetória artística, e as emoções das aventuras de João Grilo e Chicó, em meio às peripécias necessárias a sua sobrevivência, num mundo cheio de status e hipocrisia - adiantou Daniel. Toda a produção ficou por conta de Marcelo Pires e Ilana Agnes.
Além de “O Auto da Compadecida”, os alunos também apresentarão esquetes como “Pastel estragado”, “Vovô hilariante”, “A casa assombrada”, “Primeira classe”, “Minha mãe é uma peça”, “Imitose” e “Mímica”. O teatro do colégio Domingos Sávio fica na Rua Maria José Barroso Leite, 5 (próximo ao Hospital Central de Emergência, no bairro São Cristóvão). Ingressos à venda no valor de meia-entrada (R$ 30) através do whatsapp (22) 98803-2922.




