quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
PLANOS

Novo presidente da Acia, Renato Marins aposta no Turismo de baixa temporada em Cabo Frio

Empresário assume entidade pela segunda vez pregando união entre setores econômicos

23 maio 2021 - 12h00Por Rodrigo Branco

Com a experiência de quem já ocupou diversos cargos em entidades que representam segmentos econômicos, mas cheio de planos e disposição, o empresário do ramo hoteleiro e do setor de panificação Renato Marins acaba de assumir a presidência da Associação Comercial e Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), cargo que já ocupou durante a década de 1990. De olho no cenário econômico no pós-pandemia de Covid-19, Renato disse para a Folha que aposta em um projeto de estímulo da atividade turística durante a baixa temporada.

O empresário comenta que a ideia é antiga – foi apresentada pela primeira vez em 2002, quando estava à frente da Associação de Hotéis – mas que espera que, desta vez, seja colocada em prática. Para tanto, Renato Marins prega união e articulação dos setores privados e diálogo com o poder público. Uma reunião com o prefeito José Bonifácio (PDT) deve acontecer nas próximas semanas.

– Tinha isso já montado lá atrás, mas não houve entendimento. Temos que pensar como vamos sair da pandemia. Quando sairmos, o que teremos? Nada. E se nada for feito, vamos continuar no ano que vem, na mesma situação. Temos que pensar trabalhar nisso com uma certa urgência. Isso é possível, é um projeto barato de desenvolver. Temos que usar mais a nossa criatividade. Também temos que buscar parcerias e fazer uma radiografia da atividade comercial e industrial da nossa cidade, o que não existe – explica.

Nos planos de Renato está buscar a integração doas agentes econômicos com equipamentos de infraestrutura que não existiam na época da elaboração do plano nem de sua primeira passagem pela Acia, como o Aeroporto Internacional. O empresário aposta nos roteiros curtos, principalmente de visitantes da Argentina e de outros locais do Brasil, como forma de explorar o potencial turístico da cidade. 

O empresário elogia a rede de hotéis e restaurantes de Cabo Frio, mas acredita que é preciso uma maior integração entre os setores, para estimular o Turismo off-verão. Além disso, um calendário e eventos da entidade, que não tem relação com o que foi divulgado recentemente pela Secretaria de Turismo, será montado.

– O Turismo não se realiza sem que você tenha organização porque você precisa trazer a pessoa. Ela tem que vir por vontade própria. Isso demanda um trabalho organizado. Não importa dizer que a cidade e praia são bonitas. Na baixa temporada, isso não serve de nada. Tem que ter um leque de atrações: onde se hospedar, onde se alimentar, onde se divertir, onde comprar. Como chegar, onde vai cuidar da saúde, quando precisar de uma emergência. Esse projeto cria condições para isso – afirma ele, que espera contar com o apoio de entidades de fomento, como Sebrae e Senac.

Além dos projetos, outro desafio da gestão de Renato Marins para o biênio 2021-2023 é a organização interna da Associação. Com a pandemia e a fragilização da atividade econômica, segundo ele, muitos comerciantes deixaram de contribuir ou tiveram o comércio quebrado pela crise. Com isso, o quadro atual tem apenas 190 sócios.

Para dar conta da tarefa, Renato montou em torno de si um grupo cheio de empresários conhecidos na cidade, incluindo Eduardo Rosa, ex-presidente da Acia entre 2017 e 2019, para tocar o trabalho. 

– Procurei fazer uma chapa forte. A situação é muito difícil da nossa cidade. Há anos que a gente vem na decadência. Não boto culpa em ninguém, falo do sistema político que levou a isso. Juntou com a pandemia e chegamos a essa situação. A conclusão é que a única forma de manter meu negócio funcionando é reorganizando a associação. Todo trabalho tem que ser coletivo, como uma forma de desenvolver o nosso negócio, para manter e criar mais empregos e riquezas para nossa cidade e o nosso povo. Tem que mudar a cabeça de muita gente que empresário só quer usurpar. Tem até empresários que pensam assim, mas não é a realidade. No mundo atual, é através do desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços que se cria condições para o desenvolvimento. Se trabalharmos de forma individualista, o resultado é esse que estamos vendo: aumento de delinquência, da violência, do desemprego, de falta de condições de vida, alimentação e higiene. É um caos que se cria – conclui.