Assine Já
terça, 19 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
PODE DOER NO BOLSO

Novo decreto torna obrigatório o uso de máscara em Búzios

Descumprimento da norma é passível de multa a pessoas físicas e jurídicas

28 novembro 2020 - 10h00Por Redação

A partir desta sexta-feira (27) e enquanto vigorar o Estado de Calamidade Pública em virtude da pandemia do novo coronavírus, o município de Búzios torna obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória em qualquer ambiente público, e em ambientes privados de acesso coletivo. A medida passa a valer após a emissão do Decreto 1.523 (26 novembro 2020). 

Fiscais e agentes da prefeitura, a Guarda Municipal, a Guarda Marítima Ambiental e a Guarda Vida estarão atuando de forma integrada, fiscalizando ruas, praças, parques, praias, meios de transporte coletivo e individual de passageiros, repartições públicas, hospitais, agências bancárias, supermercados, farmácias, padarias, e demais estabelecimentos comerciais, o cumprimento da norma. 

A obrigatoriedade é geral e abrange moradores, visitantes e todos os funcionários ou colaboradores de empresas e estabelecimentos comerciais que se encontram em serviço. A Prefeitura destaca que é vedada a entrada ou a permanência de pessoas sem máscara em estabelecimentos comerciais de acesso coletivo, devendo o próprio estabelecimento adotar as medidas cabíveis para garantir o cumprimento da regra. 

O descumprimento do decreto poderá gerar multa administrativa às pessoas físicas e jurídicas no valor de setecentos reais, a ser aplicada pelos fiscais do município. Os valores decorrentes das multas serão recolhidos ao Fundo Municipal de Saúde e aplicados nas ações de combate ao novo coronavírus. 

O poder Executivo ressalta a realização permanente de campanhas informativas e de conscientização acerca do uso de máscaras, com especial ênfase às recomendações feitas pelo Ministério da Saúde sobre os cuidados para evitar o contágio. 

O Decreto 1.523 é mais uma iniciativa do município de Búzios frente ao aumento exponencial dos casos de coronavírus no estado RJ. O poder Executivo age para evitar o colapso do sistema de saúde, trabalhando para que não se tenha demanda maior que a oferta de leitos, como tem ocorrido em outras cidades e países. 

Búzios é um dos destinos turísticos mais procurados e visitados por pessoas do mundo inteiro, e tem sido também o destino escolhido por inúmeras famílias de estados vizinhos, que em função das restrições de locomoção geradas pela pandemia, escolhem a cidade como local de lazer e férias.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.