Assine Já
sexta, 22 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21341 Óbitos: 711
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 1666 101
Últimas notícias sobre a COVID-19
biênio. câmara

Nova mesa diretora da Câmara será decidida nesta terça-feira

Vereadores cabofrienses escolhem hoje novo presidente

26 agosto 2014 - 13h07Por Sérgio Meirelles
Nova mesa diretora da Câmara será decidida nesta terça-feira

Os vereadores de Cabo Frio se reúnem na noite desta terça-feira (26) para escolher a nova Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. Até o fim da tarde de segunda-feira (25), somente dois parlamentares haviam confirmado que serão candidatos à presidência da Mesa: o atual presidente Marcelo Corrêa (PSDB) e Adriano Guilherme (PP). Os vereadores não divulgaram os nomes dos demais membros que compõem as suas respectivas chapas.

A não ser que uma surpresa de última hora mude o que está alinhavado politicamente, Marcelo Corrêa deve reeleger-se com facilidade. Fontes que conhecem os bastidores da Câmara dão como certa a vitória do atual presidente da Mesa Diretora.

A assessoria do vereador confirmou que ele será candidato à reeleição, mas, segundo um dos seus auxiliares, Corrêa só divulgará os nomes dos vereadores que comporão a sua chapa, hoje, poucas horas antes da sessão ordinária na Câmara, prevista para começar às 18h.

Um dos assessores de Adriano Guilherme também confirmou que o vereador será candidato, mas ele não soube dizer se o vereador havia ou não escolhido os nomes dos demais integrantes da chapa.

A hipótese de que apareçam outros candidatos interessados em ser presidente da Mesa Diretora é muita remota. Só mesmo um fato novo que coloque em dúvida ou impugne o registro das duas únicas candidaturas poderá anular ou adiar a eleição de hoje.

De acordo com o capítulo II, artigo 5º, do Regimento Interno da Câmara, a escolha dos novos membros da Mesa só ocorreria no dia 1º de janeiro de 2015.  Mas, em uma votação relâmpago, ocorrida na última quinta-feira, a maioria dos vereadores presentes aprovou a antecipação da eleição da Mesa Diretora para hoje. Dos 14 parlamentares presentes, apenas um deles, o vereador Adriano Guilherme, votou contra a mudança de data.

A sessão de hoje será destinada exclusivamente para a eleição do presidente e demais membros da Mesa Diretora.  Essa eleição deverá acontecer por voto nominal e por maioria simples. Primeiro, será escolhido o presidente e depois os vereadores que ocuparão as funções de vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário.

Qualquer pessoa poderá assistir a eleição. O acesso do público ao plenário da Câmara é feito pela Avenida Nossa Senhora da Assunção.