sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'MEDALHA DE LATA'

Municípios da região sofrem com precariedade na infraestrutura dos espaços esportivos

Cabo Frio e São Pedro da Aldeia iniciam programa para recuperação dos equipamentos

08 agosto 2021 - 12h49Por Rodrigo Branco

As Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim e, com o sucesso de atletas brasileiros nos Jogos, muita gente ficou inspirada a seguir os passos e saltos da ginasta Rebeca Andrade ou das jogadoras da seleção de vôlei. Mas como numa autêntica pista de obstáculos, o maior deles é a condição precária em que muitos dos equipamentos esportivos urbanos da Região dos Lagos se encontram, não apenas dificultando a revelação de futuros campeões, como na formação de cidadãos por meio do esporte. Nem mesmo a realização do maior evento esportivo do planeta no país há apenas cinco anos serviu para deixar de legado um maior cuidado com ginásios, praças e arenas.

Em Cabo Frio, o sucateamento dos equipamentos ao longo dos anos frustra aqueles que buscam espaço para a prática esportiva em meio à pandemia de Covid-19. Se por um lado, o município conta com a invejável condição de ter três ginásios, de outro; sofre com o fato de nenhum deles funcionar na plenitude.

Sem espaço coberto para poder fazer seus arremessos, o jovem Antônio Veras, de 16 anos, só consegue jogar basquete na Praça da Bandeira, na Passagem, e na Praça de São Cristóvão, onde falou com a reportagem.

– Até agora só vi duas quadras em bom estado. É bem difícil, alem do mais em estado de pandemia, não tem um time pra jogar. Então desanima um pouco – diz o rapaz, que acaba de se mudar do Rio para Cabo Frio.

A Prefeitura informou que, desde o início do ano, os equipamentos esportivos de Cabo Frio estão passando por reestruturação, recebendo reparos e pintura para voltarem a funcionar. Segundo a nota, os ginásios poliesportivos João Augusto, em Tamoios, e Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, já estão recebendo a população durante o dia, com aulas de zumba, funcional, capoeira e futsal. Por sua vez, o Correão sedia jogos da Série A2 do Cariocão.

A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer retomou as tratativas com a concessionária Enel para o restabelecimento da energia elétrica do Ginásio Alfredo Barreto, que voltará a sediar a sede da pasta. De acordo com o secretário Rodolpho Campbell, uma equipe está percorrendo as quadras esportivas da cidade para verificar a real situação de cada local e o que é preciso para que esses espaços estejam aptos para as atividades esportivas.

Em São Pedro da Aldeia, o problema de escassez de espaços esportivos é semelhante. No bairro Campo Redondo, a chamada Praça da Juventude, cuja construção foi iniciada em 2015, permanece inconclusa.
– Isso é um verdadeiro absurdo com a população. Um desperdício de dinheiro público que não traz nenhum retorno pra gente – cobrou o estudante Matheus Oliveira.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou para a Folha que o município busca a aprovação, junto aos órgãos federais e estaduais, para o término da Praça da Juventude com diversos equipamentos para prática esportiva, com quadra poliesportiva, pista de salto, skate, campos de areia para futebol, vôlei e futevôlei.
 
Em resposta aos questionamentos da reportagem, o governo municipal  disse que realiza o mapeamento das praças existentes no município, caracterizando-as como espaço de convivência e/ou para prática esportiva. A Secretaria de Urbanismo e Habitação destaca que verifica as condições dos equipamentos e avalia quais reformas serão necessárias. A pasta também ressalta que amplia a pesquisa por áreas públicas com potencialidade para prática de esportes.

De outro lado, a Prefeitura aldeense informou que oferece atividades físicas gratuitas nas academias populares, localizadas no Centro e no bairro São João, além de treinamentos funcionais e ginásticos com profissionais especializados em localidades específicas. A Secretaria Adjunta de Esportes disponibiliza, ainda, tutoriais on-line de treinamentos físicos nos canais digitais da prefeitura para incentivar a prática de exercícios no período de pandemia, na comodidade do lar de cada cidadão. Presencialmente, a população também tem acesso às aulas gratuitas de canoa havaiana. O objetivo é ampliar o número de modalidades oferecidas à população. 

Arraial e Búzios mantêm escolinhas
 
No município de Arraial do Cabo, houve a recuperação recente de espaços como no Parque Público Hermes Barcellos, contudo algumas quadras públicas carecem de reparos e manutenção, como na Praça onde fica a Escola Municipal Adolpho Beranger, e nos distritos de Figueira e Monte Alto.
 
Apesar das limitações, a Prefeitura mantém escolinhas de esportes para a população. Segundo o governo cabista, a Superintendência de Esportes de Arraial do Cabo oferece diversas modalidades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes entre 5 a 17 anos. As atividades acontecem de segunda-feira a sábado, no Estádio Municipal Hermenegildo Barcelos [Barcelão], Parque Público da Prainha e nos distritos de  Monte Alto, Figueira e Caiçara. 

As atividades esportivas oferecidas são: ginástica, treinamento funcional, hidroginástica, futebol, futsal, futevôlei, voleibol, jiu-jitsu, muay-thai, tênis, basquete, basquete em cadeira de rodas e atletismo. Em torno de 600 crianças e adolescentes participam. Para eventos e jogos, o estádio Barcelão, contudo, ainda depende de uma liberação do Corpo de Bombeiros.
 
Em Búzios, a aposta também é nas escolinhas de modalidades esportivas, como as de futebol, vela e surfe. No campo do Toca, há treino de atletismo para jovens e adultos.