sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SAÚDE

Municípios da região se preparam para o Dia D contra o Sarampo

Em Cabo Frio, vacinação acontece em 26 postos; público-alvo são pessoas de 6 meses até 59 anos

04 março 2020 - 19h12Por Redação
Municípios da região se preparam para o Dia D contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio participa neste sábado (7), das 9h às 17h, o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. O público-alvo são pessoas de 6 meses de idade até 59 anos que ainda não receberam a vacina.

Ao todo, serão 26 postos de vacinação em todo o município. O Dia D é uma estratégia que atende, principalmente, pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana. A iniciativa faz parte da estratégia do órgão federal para sensibilizar pais e responsáveis sobre a os riscos de não vacinarem os filhos, já que a doença é grave e pode matar.

Sobre a doença – O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Contraindicações – Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Segue a lista dos pontos de vacinação

-- ESF São Jacinto
-- ESF Maria Joaquina
-- ESF Florestinha
--  Posto de Saúde Unamar
-- PAM de Santo Antônio
-- ESF Nova California
-- ESF Angelim
-- ESF Parque Burle
-- UBS Praia do Siqueira
-- ESF Praia do Siqueira
-- ESF Guarani
-- ESF Jardim Caiçara
-- ESF Gamboa
-- ESF Jacaré
-- UBS Vila do Ar
-- ESF Monte Alegre
-- ESF Boca do Mato
-- ESF Tangará
-- ESF Caminho de Búzios
-- ESF Vila Nova
-- ESF Cajueiro
ESF Jardim Náutilus
-- ESF Manoel Correa
-- ESF Vila do Sol -Centro de Saúde Osvaldo Cruz ( Braga)
-- Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança).

Em Arraial, vacinação em frente ao Estádio Hermenegildo Barcellos

Em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Arraial do Cabo disponibiliza até o dia 6 de março vacina contra o sarampo. A ação teve início no dia 2 e acontece em frente ao Estádio Hermenegildo Barcellos no horário de 8h às 14h. O objetivo é intensificar a campanha estadual de imunização contra o sarampo.

Pessoas com a faixa etária entre 06 meses e 59 anos devem se imunizar. O Sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde. A campanha, que possui o slogan “RJ sem Sarampo”, tem como objetivo implementar medidas emergenciais para a contenção do avanço da doença através da promoção de elevada cobertura vacinal da população.

Lembre-se que a vacinação é a única forma de garantir a proteção contra a doença.

Búzios – No sábado, a Secretaria de Saúde de Búzios irá promover o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo, para pessoas de 9 meses até 59 anos de idade. A vacinação acontece das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Não esqueçam de levar sua caderneta de vacinação.

Ministério da Saúde confirma terceiro caso do novo coronavírus

O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmaram um terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Mais informações sobre o assunto serão divulgadas daqui a pouco, em coletiva de imprensa sobre o assunto, na sede do ministério em Brasília.

Além desse, também está em investigação outro possível caso de coronavírus na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso.

Casos confirmados – Em 26 de fevereiro, o Brasil confirmou o primeiro caso no país, de um homem que esteve na Itália. Três dias depois, um segundo caso foi confirmado também em São Paulo. Ele também havia estado na Itália dias antes do resultado positivo.