Assine Já
sexta, 03 de abril de 2020
Região dos Lagos
31ºmax
22ºmin
NADA MUDA

Municípios da região mantêm medidas de isolamento social após Bolsonaro pedir fim da quarentena

Arraial, Iguaba e São Pedro emitiram notas oficiais; Adriano pediu para população de Cabo Frio ficar em casa; Búzios e Araruama ainda não se manifestaram

25 março 2020 - 11h56Por Rodrigo Branco

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na noite desta terça-feira (24), pedindo o fim das medidas de isolamento social para as pessoas que não estão no grupo de risco para o novo coronavírus repercutiu  bastante nas redes sociais e gerou a reação das autoridades. Algumas prefeituras da região se apressaram em publicar notas oficiais dizendo que as restrições de circulação nas ruas, previstas em decretos municipais, estão mantidas.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda não se manifestou institucionalmente, mas o prefeito Adriano Moreno (DEM) pediu em dois vídeos na sua página oficial, um deles publicado na manhã desta quarta-feira (25), que a população permaneça em quarentena.

– Eu estpu aqui trabalhando, nossa Saúde está trabalhando, a nossa Postura, nossa Ordem Pública. Todos os nosso órgãos competentes e responsáveis para que você fique em casa. Assim, dessa maneira, estamos prevenindo a disseminação do coronavírus – apelou.

A prefeitura de Arraial do Cabo, que adotou barreiras sanitárias nos seus acessos, publicou que as medidas de proibição estão mantidas, paesar da fala do presidente.

"Em respeito à vida, o Prefeito Renatinho Vianna manterá, respaldado pela autonomia do Município, outorgada em nossa Constituição, todas as medidas até aqui adotadas como forma de prevenção ao surto do coronavírus.

É preciso que cada munícipe siga junto do Município e continue a colaborar respeitando as medidas adotadas, evitando circular nas ruas e, principalmente, sendo solidário e humano como é da nossa essência cabista", diz o texto postado logo após o pronunciamento do presidente.

A Prefeitura de Iguaba Grande, que adiou o concurso público para o segundo semestre, também disse que nada muda e os cidadãos devem seguir isolados.

"Para nós nada é mais importante do que preservar vidas, e neste momento entendemos que o isolamento social é, sim, a melhor forma de evitar a transmissão do Covid-19 porque mesmo fortes e saudáveis podemos levar essa pandemia para dentro de nossas casas: em muitos casos os sintomas do Covid serão confundidos com uma simples gripe, e isso só aumenta o perigo de contágio para quem é do grupo de risco", diz o texto. 

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que continuam a quarentena e a determinação para que o comércio não funcione.

– Reitero minha determinação em seguir o decreto estadual para o combate ao coronavírus e agradeço a todos os servidores que estão nas ruas trabalhando pela saúde, abastecimento e segurança dos aldeenses. Ao cidadão, que ainda não se convenceu, faço um apelo: fique em casa, proteja sua família! Ficar em casa é a melhor forma de combater o coronavírus e salvar muitas vidas – afirmou o prefeito Cláudio Chumbinho

Até o momento, as Prefeituras de Búzios e de Araruama ainda não se manifestaram sobre a continuação do isolamento mediante o discurso do presidente. A reportagem pediu um posicionamento e esta postagem será atualizada quando isso ocorrer.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa. Ligue já ou envie mensagem pelo WhatsApp: (22) 99933-2196.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.