sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NADA MUDA

Municípios da região mantêm medidas de isolamento social após Bolsonaro pedir fim da quarentena

Arraial, Iguaba e São Pedro emitiram notas oficiais; Adriano pediu para população de Cabo Frio ficar em casa; Búzios e Araruama ainda não se manifestaram

25 março 2020 - 11h56Por Rodrigo Branco

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na noite desta terça-feira (24), pedindo o fim das medidas de isolamento social para as pessoas que não estão no grupo de risco para o novo coronavírus repercutiu  bastante nas redes sociais e gerou a reação das autoridades. Algumas prefeituras da região se apressaram em publicar notas oficiais dizendo que as restrições de circulação nas ruas, previstas em decretos municipais, estão mantidas.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda não se manifestou institucionalmente, mas o prefeito Adriano Moreno (DEM) pediu em dois vídeos na sua página oficial, um deles publicado na manhã desta quarta-feira (25), que a população permaneça em quarentena.

– Eu estpu aqui trabalhando, nossa Saúde está trabalhando, a nossa Postura, nossa Ordem Pública. Todos os nosso órgãos competentes e responsáveis para que você fique em casa. Assim, dessa maneira, estamos prevenindo a disseminação do coronavírus – apelou.

A prefeitura de Arraial do Cabo, que adotou barreiras sanitárias nos seus acessos, publicou que as medidas de proibição estão mantidas, paesar da fala do presidente.

"Em respeito à vida, o Prefeito Renatinho Vianna manterá, respaldado pela autonomia do Município, outorgada em nossa Constituição, todas as medidas até aqui adotadas como forma de prevenção ao surto do coronavírus.

É preciso que cada munícipe siga junto do Município e continue a colaborar respeitando as medidas adotadas, evitando circular nas ruas e, principalmente, sendo solidário e humano como é da nossa essência cabista", diz o texto postado logo após o pronunciamento do presidente.

A Prefeitura de Iguaba Grande, que adiou o concurso público para o segundo semestre, também disse que nada muda e os cidadãos devem seguir isolados.

"Para nós nada é mais importante do que preservar vidas, e neste momento entendemos que o isolamento social é, sim, a melhor forma de evitar a transmissão do Covid-19 porque mesmo fortes e saudáveis podemos levar essa pandemia para dentro de nossas casas: em muitos casos os sintomas do Covid serão confundidos com uma simples gripe, e isso só aumenta o perigo de contágio para quem é do grupo de risco", diz o texto. 

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que continuam a quarentena e a determinação para que o comércio não funcione.

– Reitero minha determinação em seguir o decreto estadual para o combate ao coronavírus e agradeço a todos os servidores que estão nas ruas trabalhando pela saúde, abastecimento e segurança dos aldeenses. Ao cidadão, que ainda não se convenceu, faço um apelo: fique em casa, proteja sua família! Ficar em casa é a melhor forma de combater o coronavírus e salvar muitas vidas – afirmou o prefeito Cláudio Chumbinho

Até o momento, as Prefeituras de Búzios e de Araruama ainda não se manifestaram sobre a continuação do isolamento mediante o discurso do presidente. A reportagem pediu um posicionamento e esta postagem será atualizada quando isso ocorrer.