quarta, 17 de abril de 2024
quarta, 17 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
OLHO NO CÉU E NO MAR

Municípios da região ficam em alerta com risco de chuvas fortes e ressaca

Marinha emitiu aviso de ondas de até quatro metros até sexta (12)

10 agosto 2022 - 13h12Por Redação

As prefeituras dos municípios da região acenderam o alerta em razão das condições climáticas nesta quarta-feira (10). Em Cabo Frio, a Defesa Civil alertou a população para a possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento fortes, entre quarta (10) e quinta (11), quadro que pode se estender até sexta-feira (12). O município entrou em "Estágio de Observação" por causa dos efeitos do ciclone extratropical que está passando pela costa, causando ondas de até quatro metros de altura, chuva e ventos que podem chegar a 75,9 km/h.

A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca. A previsão é de ocorrência de ondas de até quatro metros de altura entre as 9h desta quarta (10) e as 21h de sexta-feira (12). Os efeitos do ciclone extratropical já eram esperados em parte da costa do Estado do Rio de Janeiro.

A Defesa Civil de Cabo Frio está com toda a equipe de sobreaviso. Em caso de ocorrências, a população pode ligar para os números de telefone: (22) 2647-0199 ou o 199. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio, faz algumas recomendações aos moradores.

"Em casa, feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel. Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos. Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas. E, fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios", recomenda Dothavio.

Ainda segundo ele, se a pessoa estiver na rua, o ideal é não se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. Evitar a passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também não é recomendável.

Nos municípios vizinhos, os cuidados são os mesmos. Em Búzios, a Defesa Civil orientou para em caso de ocorrências como: rachaduras, alagamentos, deslizamento ou outras emergências ligar para os telefones: Defesa Civil 199, (22) 2633 0827. Em Arraial do Cabo, a Prefeitura também alertou sobre cuidados necessários.

A Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac) recebeu o comunicado e alerta os barqueiros, pescadores e turistas sobre o risco da navegação nestes dias. Conforme o documento, pode haver rajadas de vento de até 75km/h (40 nós), de Arraial do Cabo até São Mateus (ES), da madrugada desta quinta-feira (11) até a manhã da sexta-feira (12).

“É importante que todos observem as orientações da Marinha do Brasil antes de iniciarem qualquer movimentação de navegação pelos próximos dias, seja nas atividades extrativistas associadas à pesca ou em lazer. Em primeiro lugar vem a sua segurança”, alerta Eraldo Cunha, presidente da Aremac.