quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
FORÇADA DE BARRA?

MPT cobra explicações sobre volta ao trabalho presencial de educadores em Búzios

Sindicato denuncia que convocação dos profissionais foi feita de modo informal, pelo WhatsApp

12 junho 2020 - 21h03Por Redação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) quer explicações das secretarias de Educação e de Administração de Búzios sobre a convocação de cerca de 400 servidores das áreas pedagógica e administrativa para trabalho presencial nas escolas do município, como vem ocorrendo desde segunda-feira (8). Até então, as atividades vinham sendo feitas de casa, no sistema de home office.

Desta forma, a Procuradoria do Trabalho de Cabo Frio cobra das secretarias um estudo que justifique a convocação dos servidores no momento em que o surto de Covid-19 avança no município. Até esta quinta-feira (11), foram registrados 131 casos confirmados, com quatro mortes.

Além do estudo que fundamente a determinação da volta ao trabalho presencial dos servidores, a procuradora do trabalho Cirlene Zimmermann exige um plano de contenção ou de prevenção de infecções e a garantia que as medidas de segurança sanitária e de distanciamento estão sendo tomadas. O prazo de 48 horas para ter todas as respostas encerraria nesta quinta-feira (11).

A situação preocupa o Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), que fez uma assembleia por videoconferência no último fim de semana, que decidiu por uma paralisação de 72 horas, encerrada nesta quarta-feira (10). Ainda assim, segundo a Folha apurou, muitos funcionários acabaram comparecendo aos seus postos de trabalho.

Segundo a coordenadora-geral do Sepe Lagos, Cíntia Machado, a medida é ‘inaceitável’ e sinaliza uma predisposição para uma retomada das aulas, o que é visto com apreensão. A coordenadora denunciou que os funcionários foram convocados de modo informal, em grupos de WhatsApp. A situação foi levada não apenas ao MPT, mas também à Justiça de Búzios.

– A categoria ficou muito apreensiva, principalmente pela forma intempestiva e informal que essa notícia chegou. Não chegou por meio de ofício ou memorando, como é pratica dos governos. Os servidores ficaram sabendo por meio de WhatsApp. Alguns diretores de escola afirmam que também receberam mensagens de WhatsApp. Há escolas que o recado chegou e outras que o recado não chegou – disse a sindicalista, que prosseguiu.

– É greve pela vida, não é mais uma reinvindicação por reajuste salarial ou qualquer outro direito trabalhista. É o direito de continuar vivendo. É fato que a maioria dos trabalhadores de Búzios mora fora do município. Então, além de não ter ficado claro quais são os protocolos de segurança e os equipamentos de proteção individual que o município vai disponibilizar para esses servidores, a maioria deles vai precisar usar transporte coletivo, sejam vans ou ônibus. Aí evitar contato físico com a pessoal que não sabe se está contaminada, é um risco grande, é uma ameaça à saúde. O prefeito está brincando com a saúde do servidor – disparou.

Apesar de a determinação chegar de modo informal para vários servidores, a Folha teve acesso ao teor de um memorando do setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração que determinou a suspensão do trabalho em home office, exceto os que apresentarem atestado deferido pela Medicina do Trabalho.