Assine Já
quinta, 13 de maio de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
http://www.alerj.rj.gov.br/
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37918 Óbitos: 1447
Confirmados Óbitos
Araruama 9612 300
Armação dos Búzios 4692 57
Arraial do Cabo 1317 69
Cabo Frio 10088 529
Iguaba Grande 3759 93
São Pedro da Aldeia 5248 224
Saquarema 3202 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

MPF realiza vistoria técnica na Laguna de Araruama

Encontro reuniu membros de consórcio, pescadores, secretários e representantes das concessionárias

22 março 2019 - 10h23
MPF realiza vistoria técnica na Laguna de Araruama

Nesta quinta-feira, o Ministério Público Federal (MPF), através do procurador da República Leandro Mitidieri, se reuniu com representantes dos pescadores da Região dos Lagos para realizar uma vistoria técnica em vários municípios da região para verificar diversos pontos de derramamento de esgoto na Laguna de Araruama.

Além do MPF e dos pescadores, a vistoria foi acompanhada por membros do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), secretários municipais da Região dos Lagos, ambientalistas e representantes de concessionárias água e esgoto.

A ação é fruto de denúncias feitas pelos pescadores da região, através de imagens com drones, e de uma audiência pública realizada pelo próprio MPF sobre o assunto com representantes dos sete municípios abrangidos pela laguna.

Com mais de 50 pontos descritos pelos integrantes dos movimentos que lutam pela revitalização da laguna, o procurador da República Leandro Mitidieri afirmou que cada um desses pontos será catalogado em um documento e terá uma solução prevista em conjunto com as concessionárias e o poder público. Segundo Mitidieri, o documento com o resultado do mapeamento deverá ficar pronto o mais breve possível.

– Cada vala, cada despejo e cada língua negra está tendo a sua história contada nesse mapeamento que estamos fazendo. Queremos mapear todos eles. Tendo a história de cada uma dessas valas contada, vamos agir em cada uma delas. Se é uma vala que pelo contrato atual já deveria estar com a água tratada, a gente vai exigir que seja feito o serviço. Se estiver com previsão de estar saneada até setembro, iremos exigir que o prazo seja cumprido. E depois vamos ter que em algum momento ter a solução definitiva dessa história – disse.

O procurador Leandro Mitidieri ainda sugeriu que todas as soluções fossem debatidas e realizadas em parceria entre municípios e concessionárias em prol da revitalização da laguna, e lembrou que, em último caso, o MPF poderá agir na esfera judicial caso nenhum acordo ocorra, pedindo a revisão de alguns pontos do