sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Saúde

MPF pede esclarecimentos sobre Covid-19 em comunidades quilombolas de Búzios e Cabo Frio

Documento solicita informações às prefeituras sobre o atendimento prestado aos moradores

28 junho 2020 - 16h45Por Redação

O Ministério Público Federal (MPF) está pedindo esclarecimentos sobre o atendimento relacionado ao novo coronavírus nas comunidades quilombolas de Maria Joaquina, em Cabo Frio, e da Rasa, em Armação dos Búzios.

O documento, emitido pelo procurador da República Leandro Mitidieri, requisita informações sobre os postos de sáude mais próximos dos moradores, sobre os testes disponíveis e sobre as orientações fornecidas aos integrantes das comunidades quilombolas.

Pede também que sejam esclarecidas "as medidas tomadas pelo poder público para garantir o acesso ao tratamento médico adequado para Covid-19". 

No caso da Rasa, em Búzios, o MPF pediu também que a Prefeitura se manifeste sobre demanda da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo da Rasa "para que seja estabelecida uma área de identificação étnica na Ficha de Notificação de Suspeitos de Síndrome Gripal ou COVID-19 da municipalidade, a fim de que seja possível identificar o número real/oficial de membros da comunidade quilombola infectados, comprovando-se documentalmente".

As prefeituras de Armação dos Búzios e de Cabo Frio ainda não se pronunciaram.