sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEMÓRIA

Morte de Melman deixa lacuna na política de Arraial e no PDT

De estilo personalista, ex-prefeito mantinha-se ativo politicamente

06 junho 2021 - 14h53Por Redação

Ao morrer, aos 90 anos, na última terça-feira, 1º de junho, o ex-prefeito de Arraial do Cabo Henrique Sérgio Melman deixa um espaço difícil de ser preenchido na política cabista e no PDT local. Se o partido já não arrasta mais multidões como em pleitos passados – Melman ficou em quarto lugar nas eleições municipais de 2020, com cerca de 10% dos votos válidos – ainda tem uma parcela cativa no eleitorado da cidade e isso se deve, em boa parte, à ação política do ex-prefeito que se mantinha ativo politicamente, ao se reunir com seu grupo em inúmeras reuniões na conhecida residência do alto do Pontal do Atalaia.

Em 2019, soube impor o seu nome na disputa pela Prefeitura dentro da legenda, quando se aventava a hipótese do então vereador Ton Porto, que acabou se candidatando pelo DEM, migrar para o PDT. Despontam como nomes para herdar o espólio político de Melman a sua neta Ana Carolina e o assessor parlamentar Mazinho Neto, que foi candidato a vice na sua chapa em 2020. Entretanto, de estilo personalista, o ex-prefeito aparentemente não deixa herdeiros.

O professor e historiador José Francisco de Moura reconhece a importância política do ex-prefeito cabista, mas diz que a presença de Bonifácio na Prefeitura de Cabo Frio mantém o partido coeso na região.

– É a morte de uma importante liderança tradicional da política cabista. Não acredito que deixe um vácuo muito grande, porque o Bonifácio estando no poder em Cabo Frio isso tem reflexo no PDT de Arraial. Se ao mesmo tempo o partido perde a liderança dele, tem a surpreendente ascensão do Bonifácio que, de certa forma, compensa um pouco porque as cidades são muito próximas. É uma perda significativa de uma pessoa que tinha um grupo razoável de seguidores, e fez mandatos um pouco questionáveis, mas de qualquer maneira é triste – disse Chicão.

Por meio de suas redes sociais, Bonifácio também se manifestou. Como vice estadual do partido no estado do Rio, o atual prefeito de Cabo Frio foi fiador da possível candidatura de Ton no ano passado, segundo matéria da Folha publicada em 16 de abril de 2019; além de ter disputado – e vencido – a indicação para ser candidato a prefeito de Arraial em 2016. As disputas políticas internas não impediram Zé de se manifestar com afeto em relação a Melman, de quem foi vice-prefeito e secretário de Saúde.

“Seus dois mandatos em Arraial do Cabo foram uma mostra do seu compromisso com os verdadeiros interesses do povo cabista. Lamento seu falecimento e transmito aos filhos e netos minhas condolências”, publicou.

O ex-deputado Janio Mendes, atual diretor financeiro da Alerj e uma das lideranças do PDT na região, reconheceu a importância do ex-prefeito, apesar das divergências.

 – Eu e o doutor Henrique tivemos uma história na vida pública de encontro e desencontro., apesar de estarmos no mesmo grupo e no mesmo partido. Doutor Henrique foi um homem determinado, ousado para o seu tempo. Um governante realizador, que transformou a história e vida de Arraial do Cabo. Deixa uma lacuna aberta no coração do povo cabista e, com certeza, fará muita falta ao PDT com seu estilo próprio de ser e de fazer política – disse, à Folha.

Na lembrança da população, o ex-prefeito que governou o município entre 2001 e 2008, passará para história como um político realizador. Nas contas do próprio Melman, em entrevista para a Folha, na campanha do ano passado, ele realizou cerca de 250 obras. Como destaque, a do Cinema Municipal, a do acesso aos morros da Cabocla e Boa Vista; além de obras de saneamento e urbanização em vários bairros e distritos da cidade, num período de pouca arrecadação de royalties.

Ex-atleta – Nascido em Recife em 24 de abril de 1931, Henrique Melman era formado em Engenharia Civil e atuou no ramo empresarial. Desportista, fez parte da equipe brasileira de polo aquático que disputou as Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952. Era judeu e reclamava que chegou a ser atacado por adversário por causa da religião.

O atual prefeito, Marcelo Magno (PL), manifestou pesar pela morte do ex-prefeito, com quem concorreu ao cargo em 2020. O município decretou luto oficial de três dias. A Prefeitura de Cabo Frio também emitiu nota de pesar pela morte de Melman, cuja causa não foi informada pela família. Até o fechamento desta reportagem, não haviam sido divulgados a hora e local do velório e sepultamento.