sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE

Morro do Vigia ganha placas de sinalização

Área pertence ao Parque Estadual da Costa do Sol, que acaba de ganhar um Plano de Manejo

12 dezembro 2020 - 08h30Por Paulo Roberto Araújo (colaborador)

Um dos destinos mais procurados da Costa do Sol para turismo aventura, o Morro do Vigia, entre as praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, recebeu nesta quinta-feira as primeiras placas de sinalização instaladas por equipes do Inea e da Prefeitura. Com vários atrativos para o turismo e para a ciência (formações geológicas e sambaquis), o Morro do Vigia integra o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), administrado pelo Inea.

A sinalização do morro só foi possível após a conclusão do Plano de Manejo do PECS. Segundo o gestor do parque, Ranieri Ribeiro, o objetivo da ação é monitorar, restaurar, fazer o manejo das trilhas e instalar 30 placas indicativas e de advertência em todo o Morro do Vigia. O trabalho foi feito em regime de cogestão entre o Estado, através do Inea, e do município, com a participação das secretarias de Turismo, de Meio Ambiente, da Guarda Marítima e Ambiental e Comsercaf.

– As ações em conjunto vão dar mais visibilidade e dar segurança aos frequentadores da nossa unidade de conservação. O uso público é uma atividade indispensável dentro do parque, mas feita de forma ordenada, educativa e preventiva – explicou o gestor do PECS.

Segundo Ranieri Ribeiro, o trabalho que está sendo feito em Cabo Frio é um piloto para as ações que serão desenvolvidas em toda a área do parque, que vai de Saquarema a Búzios.  O PECS é o maior parque fragmentado do Brasil.

– Vamos fazer o mesmo em toda a região, mas temos que ter um ponto de partida. Com os novos governos municipais, que assumem em janeiro, vamos propor novas parcerias e levar o trabalho a outros municípios dentro da área do PECS – conclui Ranieri.

Guia de Turismo credenciado pelo Inea, Henrique Nascimento disse que o manejo das trilhas do Morro do Vigia é aguardado há anos pelos guias locais de turismo e pelos visitantes.

– O Vigia tem uma beleza cênica diferente de outras trilhas da nossa região. Consegue agrupar piscinas naturais, grutas, trilhas com mirantes fantásticos e duas praias exclusivas, além das formações geológicas e sambaquis de grande interesse científico.

Integrante do Ondas do Peró e dos Amigos do Peró, Marcelo Valente conhece todas as trilhas do Morro do Vigia. Ele já coordenou campanhas de limpeza e de plantio de árvores nativas, juntamente com o ambientalista Ernesto Galiotto.

– O Morro do Vigia há muitos anos é o paraíso da pesca artesanal para os moradores do Peró. Tem mirantes de onde o visitante pode observar as praias do Peró, das Conchas e as ilhas de Cabo Frio. Os cenários são tão encantadores que já foram usados em cenas de várias novelas e filmes – disse Valente.

Imagens do Morro do Vigia fazem parte da nova Marca Peró, que será lançada na terça-feira, dia 15, no Hotel Atlântico Búzios, na abertura do 3º Congresso Empresarial de Turismo, realizado pela Federação de Conventions Bureaux do Estado do Rio.