quarta, 17 de abril de 2024
quarta, 17 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Moradores poderão dar propostas para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Audiência pública aconteceu no ​auditório da Universidade Veiga de Almeida

20 setembro 2019 - 18h21
Moradores poderão dar propostas para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Um espaço de diálogo entre a população e o poder público. Esse foi o cenário da primeira audiência pública para debater Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Cabo Frio. No evento, que aconteceu no auditório da Universidade Veiga de Almeida, ficou definido que a população poderá encaminhar propostas para serem incluídas no plano, por meio da site da Prefeitura. O link ficará disponível até o dia 30 de setembro. A data e local de uma nova audiência serão definidos.

A Universidade Veiga de Almeida vai coordenar um grupo de estudos para colaborar com a construção das proposições. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como objetivo ordenar o gerenciamento dos resíduos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pela Lei 12.305 e Decreto Nº 7.404.

– Os grupos de trabalho e a população poderão corroborar para discutirmos todas as sugestões de forma técnica. A aprovação do plano será uma grande conquista para o município e contamos com a participação da população para promover essas mudanças” – fala Mário Flávio Moreira, secretário municipal de Meio Ambiente.

Entre as propostas do plano, estão a proteção da saúde pública e a qualidade do meio ambiente, incentivar a reutilização e reciclagem, garantir a disposição final adequada do lixo, criar mecanismos para a geração de trabalho e renda, garantir a recuperação de áreas degradadas pelo descarte irregular dos resíduos e definir o papel do setor privado e da sociedade civil na gestão do lixo. 

O documento foi elaborado por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura, que reuniu técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Comsercaf.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.