Assine Já
domingo, 24 de outubro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
IRRITAÇÃO

Moradores fazem protesto pela reabertura do Hospital de Tamoios, em Cabo Frio

Prefeitura diz que falta verba para que unidade volte a funcionar

25 setembro 2021 - 11h14Por Redação
Moradores fazem protesto pela reabertura do Hospital de Tamoios, em Cabo Frio

Está confirmada para este sábado (25), às 10h, uma manifestação pela reabertura do Hospital Municipal de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. A ação está sendo organizada por moradores, com convocação por aplicativos de mensagem e redes sociais. A concentração será em frente ao prédio da unidade de saúde, e deve reunir cerca de 100 pessoas. Em conversa com a Folha, Ruan Oliveira, um dos organizadores do protesto, reforçou que Tamoios precisa do hospital funcionando. 

– Nossa reivindicação é porque temos um hospital que já foi reformado, que está pronto para atender a população, mas que está fechado. Gastaram mais de R$ 900 mil na reforma para ele ficar fechado. Os equipamentos que estavam lá foram remanejados para o Jardim Esperança e pra UPA, e quem sofre com isso é a população, porque sem o hospital as pessoas estão recorrendo à UPA, que também está sucateada, com piso afundando. Além disso, a UPA virou centro de atendimento para Covid e para a população que precisa de outros atendimentos. A UPA de Tamoios está sobrecarregada, e a gente com um hospital pronto e sem atendimento – desabafou.

Ruan informou ainda que chegou a fazer contato com a Prefeitura, mas não houve nenhuma resposta sobre prazo ou expectativa de reabertura. “Eles só me mandaram uma nota falando do remanejamento dos equipamentos e mais nada. E nós estamos ansiosos porque o hospital é bom, mas não está atendendo a população”, explicou.

A expectativa pela reabertura da unidade, fechada para obras em junho de 2020, em plena pandemia de saúde, tem gerado até fake news. A mais recente, publicada numa página do Facebook, informava que o hospital seria reaberto no último dia 15. À Folha, a Prefeitura de Cabo Frio desmentiu a notícia e informou que o prédio segue sem previsão de reabertura por falta de verba: a gestão anterior não teria destinado recursos para o funcionamento da unidade no orçamento de 2021. 

Quando foi fechado, o Hospital de Tamoios estava em situação precária: várias janelas estavam sem vidro, havia infiltrações em várias partes do prédio, além de problemas hidráulicos e elétricos. Quem estava internado no local precisou ser transferido para o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. O então prefeito, Adriano Moreno, chegou a anunciar que o Hospital de Tamoios seria inaugurado em outubro de 2020, com funcionários da própria Prefeitura. No entanto, essa inauguração só aconteceu no dia 30 de dezembro, e sem condições de funcionamento. Segundo o então secretário de Saúde, Bruno Alpacino, faltava ainda a Enel (concessionária de energia elétrica) fazer uma nova carga direcionada ao hospital.

Sobre isso, o atual governo municipal informou, em março deste ano, que a situação havia sido resolvida  com a troca de um transformador de 30 Kva de potência para um com capacidade de 150 Kva. Também em março, o atual secretário de Saúde, Felipe Fernandes, anunciou que o prédio estava passando por novas obras. Desta vez, o objetivo era o de fazer adequações necessárias para separar pacientes de Covid-19 daqueles das alas de pediatria e clínica médica. 

– Precisamos ampliar o atendimento à Covid-19 em Tamoios, assim como pediatria e clínica médica. As melhorias estão sendo realizadas dentro do que seja legal e seguro para a reabertura – explicou, na época, o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.