Está confirmada para este sábado (25), às 10h, uma manifestação pela reabertura do Hospital Municipal de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. A ação está sendo organizada por moradores, com convocação por aplicativos de mensagem e redes sociais. A concentração será em frente ao prédio da unidade de saúde, e deve reunir cerca de 100 pessoas. Em conversa com a Folha, Ruan Oliveira, um dos organizadores do protesto, reforçou que Tamoios precisa do hospital funcionando.
– Nossa reivindicação é porque temos um hospital que já foi reformado, que está pronto para atender a população, mas que está fechado. Gastaram mais de R$ 900 mil na reforma para ele ficar fechado. Os equipamentos que estavam lá foram remanejados para o Jardim Esperança e pra UPA, e quem sofre com isso é a população, porque sem o hospital as pessoas estão recorrendo à UPA, que também está sucateada, com piso afundando. Além disso, a UPA virou centro de atendimento para Covid e para a população que precisa de outros atendimentos. A UPA de Tamoios está sobrecarregada, e a gente com um hospital pronto e sem atendimento – desabafou.
Ruan informou ainda que chegou a fazer contato com a Prefeitura, mas não houve nenhuma resposta sobre prazo ou expectativa de reabertura. “Eles só me mandaram uma nota falando do remanejamento dos equipamentos e mais nada. E nós estamos ansiosos porque o hospital é bom, mas não está atendendo a população”, explicou.
A expectativa pela reabertura da unidade, fechada para obras em junho de 2020, em plena pandemia de saúde, tem gerado até fake news. A mais recente, publicada numa página do Facebook, informava que o hospital seria reaberto no último dia 15. À Folha, a Prefeitura de Cabo Frio desmentiu a notícia e informou que o prédio segue sem previsão de reabertura por falta de verba: a gestão anterior não teria destinado recursos para o funcionamento da unidade no orçamento de 2021.
Quando foi fechado, o Hospital de Tamoios estava em situação precária: várias janelas estavam sem vidro, havia infiltrações em várias partes do prédio, além de problemas hidráulicos e elétricos. Quem estava internado no local precisou ser transferido para o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança. O então prefeito, Adriano Moreno, chegou a anunciar que o Hospital de Tamoios seria inaugurado em outubro de 2020, com funcionários da própria Prefeitura. No entanto, essa inauguração só aconteceu no dia 30 de dezembro, e sem condições de funcionamento. Segundo o então secretário de Saúde, Bruno Alpacino, faltava ainda a Enel (concessionária de energia elétrica) fazer uma nova carga direcionada ao hospital.
Sobre isso, o atual governo municipal informou, em março deste ano, que a situação havia sido resolvida com a troca de um transformador de 30 Kva de potência para um com capacidade de 150 Kva. Também em março, o atual secretário de Saúde, Felipe Fernandes, anunciou que o prédio estava passando por novas obras. Desta vez, o objetivo era o de fazer adequações necessárias para separar pacientes de Covid-19 daqueles das alas de pediatria e clínica médica.
– Precisamos ampliar o atendimento à Covid-19 em Tamoios, assim como pediatria e clínica médica. As melhorias estão sendo realizadas dentro do que seja legal e seguro para a reabertura – explicou, na época, o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.