Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
FALANDO GROSSO

Moradores do Peró cobram obras de saneamento na orla

Encontro neste sábado (14) discute possibilidade de ação judicial contra Prolagos e Prefeitura

13 novembro 2020 - 19h37Por Paulo Roberto Araújo (colaboração)

A proposta de uma ação coletiva na justiça contra a Prolagos e a Prefeitura de Cabo Frio, será discutida, neste sábado, num encontro dos moradores, ambientalistas e veranistas do Peró. Prestes a hastear a Bandeira Azul, no período pleno de 12 meses, a orla da Praia do Peró ainda não conta com abastecimento de água potável e esgotamento sanitário eficiente. A melhoria do saneamento no local foi pedida a todos os candidatos à prefeitura de Cabo Frio.

Apesar dos insistentes pedidos à Prefeitura e à concessionária Prolagos, ainda não foi feita a obra de esgotamento sanitário da orla. Os esgotos e os resíduos das caixas de gordura são lançados na rede de águas pluviais do calçadão, que está obsoleta, e depois nas redes da Avenida dos Pescadores, interligada à estação elevatória da Prolagos na Avenida do Contorno, no bairro Cajueiro. Os resíduos não vão para a praia.

– Água potável e esgotamento sanitário são questões que devem ser tratadas pelo poder público municipal, estadual e federal como prioridade. A conclusão é que não há preocupação com os direitos fundamentais dos munícipes, veranistas, turistas e nem com as demais pessoas que transitam ou trabalham no local – lamentou o advogado Ozéas Mello.

No encontro dos Amigos do Peró, também serão discutidos outros assuntos, como a alta temporada; fazenda marinha; sinalização do Morro do Vigia; ordenamento; nova marca Peró; verde na orla; novo acesso; e, mobilidade urbana. O chefe do Parque da Costa do Sol, Ranieri Ribeiro, vai participar.

Em nota, a Prolagos disse que já iniciou as tratativas com o município e as obras na Avenida dos Pescadores deverão ser iniciadas após o verão para não impactar a localidade no período de alta temporada. A concessionária reforça que o bairro Peró está contemplado na fase inicial do projeto de implantação de rede separativa de esgoto em Cabo Frio, em complemento ao modelo coleta em tempo seco.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.