quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
FALANDO GROSSO

Moradores do Peró cobram obras de saneamento na orla

Encontro neste sábado (14) discute possibilidade de ação judicial contra Prolagos e Prefeitura

13 novembro 2020 - 19h37Por Paulo Roberto Araújo (colaboração)

A proposta de uma ação coletiva na justiça contra a Prolagos e a Prefeitura de Cabo Frio, será discutida, neste sábado, num encontro dos moradores, ambientalistas e veranistas do Peró. Prestes a hastear a Bandeira Azul, no período pleno de 12 meses, a orla da Praia do Peró ainda não conta com abastecimento de água potável e esgotamento sanitário eficiente. A melhoria do saneamento no local foi pedida a todos os candidatos à prefeitura de Cabo Frio.

Apesar dos insistentes pedidos à Prefeitura e à concessionária Prolagos, ainda não foi feita a obra de esgotamento sanitário da orla. Os esgotos e os resíduos das caixas de gordura são lançados na rede de águas pluviais do calçadão, que está obsoleta, e depois nas redes da Avenida dos Pescadores, interligada à estação elevatória da Prolagos na Avenida do Contorno, no bairro Cajueiro. Os resíduos não vão para a praia.

– Água potável e esgotamento sanitário são questões que devem ser tratadas pelo poder público municipal, estadual e federal como prioridade. A conclusão é que não há preocupação com os direitos fundamentais dos munícipes, veranistas, turistas e nem com as demais pessoas que transitam ou trabalham no local – lamentou o advogado Ozéas Mello.

No encontro dos Amigos do Peró, também serão discutidos outros assuntos, como a alta temporada; fazenda marinha; sinalização do Morro do Vigia; ordenamento; nova marca Peró; verde na orla; novo acesso; e, mobilidade urbana. O chefe do Parque da Costa do Sol, Ranieri Ribeiro, vai participar.

Em nota, a Prolagos disse que já iniciou as tratativas com o município e as obras na Avenida dos Pescadores deverão ser iniciadas após o verão para não impactar a localidade no período de alta temporada. A concessionária reforça que o bairro Peró está contemplado na fase inicial do projeto de implantação de rede separativa de esgoto em Cabo Frio, em complemento ao modelo coleta em tempo seco.