sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
POLÊMICA À BEIRA-MAR

Moradores de Figueira dizem que obra embargada por Prefeitura não é ilegal

Donos de imóveis na Avenida Oceânica negam dano ambiental e afirmam que reconstituíam acesso a residências danificado por ressaca

22 agosto 2020 - 10h28Por Redação
Moradores de Figueira dizem que obra embargada por Prefeitura não é ilegal

Os moradores da Avenida Oceânica, lote 16, no distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, entraram em contato com a Folha dos Lagos e negaram haver ilegalidade em obra embargada pela Prefeitura no último sábado (15).

A Guarda Marítima Ambiental e a Fiscalização Ambiental do município informaram que os proprietários dos imóveis construíam um muro de contenção no local, prejudicando o meio ambiente; mas os moradores alegam que apenas reconstituíam o acesso às residências, danificado por duas ressacas ocorridas em junho e julho.  

Alexandre Cunha é morador da localidade e diz que a ação não se tratava de uma construção de um muro de contenção, mas sim de uma manobra para que os moradores pudessem passar pelo local com os seus veículos. 

 – O nosso objetivo nunca foi de prejudicar o meio ambiente. Por isso, decidimos usar madeira, sacos biodegradáveis e a própria areia da praia para construirmos uma área de manobra para a gente entrar nas nossas casas com segurança – conta. 

Vizinho de Alexandre, Sérgio Silva diz que a situação da rua é caótica.

 – Não só eu, mas meus vizinhos também estão afetados com esse problema. É uma situação caótica e que gera muito estresse. Não podemos colocar o nosso carro dentro de casa – conta Sérgio.

Segundo Alexandre, os próprios moradores se juntaram e resolveram solucionar o problema por contra própria, depois de enviarem um protocolo à Prefeitura solicitando os reparos no local. No entanto, até o momento, o município não se posicionou sobre o assunto.

– Nós, os moradores, temos uma autorização do Inea dizendo que o local não é uma proteção de área ambiental. Pagamos o IPTU, os outros impostos e nos sentimos completamente abandonados – desabafa.

A Folha dos Lagos entrou em contato com a Prefeitura que afirmou que uma reunião na Secretaria de Obras, realizada nesta sexta-feira (21), debateria o assunto. Contudo, até o fechamento desta reportagem, um posicionamento ainda não havia sido passado.