sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Morador de árvore é encaminhado para Casa de Passagem

Thiago Antonacci estava há seis meses no Largo de Santo Antônio, em Cabo Frio

27 agosto 2019 - 15h52Por Rodrigo Branco
Morador de árvore é encaminhado para Casa de Passagem

Um possível primeiro passo para uma nova vida aconteceu ontem para Thiago Antonacci Oliveira, de 29 anos. O jovem, que vivia em uma árvore no Largo de Santo Antônio, como retratado em matéria publicada na edição de sábado da Folha, foi encaminhado por agentes da Coordenadoria Geral de Fiscalização de Posturas de Cabo Frio para a Casa de Passagem, que fica no Jardim Olinda. 

Os agentes abordaram Thiago cordialmente, mas ainda assim o rapaz ficou agitado com a presença da reportagem, que acompanhou a ação. Mais calmo, foi convencido a ser encaminhado para a Casa de Passagem depois de cerca de meia-hora de conversa. Funcionários de lojas próximas e outras pessoas que conheciam a história dele e costumavam ajudá-lo também o aconselharam a ir para o abrigo municipal.

Com a ajuda dos agentes, Thiago retirou um grande número de objetos que estavam na copa da árvore. Por política interna da Casa de Passagem, ele só pode levar parte do material, enquanto o restante será descartado pela Comsercaf. Até uma caçamba de lixo havia em meio aos galhos da planta.

– Ele vai ser encaminhado para a Casa de Passagem para que possa fazer a higiene pessoal e se alimentar. Ele não está detido, pode sair de lá e passar por aqui na hora que quiser, mas como pedestre. O problema é que a árvore foi feita de depósito e havia risco de acidentes para os pedestres – comentou Douglas Felizardo, coordenador operacional da Coordenação de Posturas.

O coordenador da Casa de Passagem, Thadeu Gomes, afirmou que Thiago já recebeu o primeiro atendimento técnico dos profissionais do equipamento, que faz parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

– Vamos cuidar dele aqui e também entrar em contato com familiares dele para ajudá-lo – garantiu Thadeu.

Thiago Antonacci estava há sete meses nas ruas, seis deles em Cabo Frio, na árvore do Largo de Santo Antônio. A mãe é pensionista e mora em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio e o pai é chefe de obras em Rio das Ostras. Além da ajuda recebida de pedestres e comerciários de lojas próximas, o rapaz vendia jujubas e bombons pela cidade para sobreviver.


‘Árvore-casa’ receberá poda 

Segundo a Coordenaria de Posturas, a árvore que serviu de casa para Thiago nos últimos meses receberá uma poda nos galhos. O objetivo seria evitar que outros moradores se estimulassem a se fixar no local. Questionado, o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira afirmou que a poda será autorizada, mas que a árvore permanecerá no local.

– A poda é natural, cortar jamais. Jamais vou autorizar o corte de uma árvore. É um problema social que tem que ser resolvido de outra forma, mas a poda eu autorizo, até por uma questão de segurança, para dar mais claridade naquela área – comentou o secretário.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.