sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Moovit inova com monitoramento em tempo real

App permite saber o horário que o ônibus vai chegar e dá outras informações 

30 julho 2019 - 08h53
Moovit inova com monitoramento em tempo real

Sabe aquela sensação ruim de estar em um ponto de ônibus sem fazer ideia de quanto tempo o transporte que você precisa vai demorar para chegar? Coisa do passado. A tecnologia do aplicativo Moovit, em operação desde o fim do ano passado na Região dos Lagos, permite monitorar em tempo real a passagem dos ônibus, com precisão de aproximadamente dois minutos do momento em que ele irá chegar até o passageiro. Uma facilidade que traz praticidade e qualidade ao transporte público.

– Um dos grandes problemas no transporte no Brasil é a grade horária. O ônibus pode ou não passar no horário, principalmente por causa do trânsito, então o monitoramento por GPS traz essa praticidade. Pra que uma pessoa vai chegar no ponto às 11h se ela sabe que o ônibus vai passar 11h10? A pior coisa é ficar esperando no ponto, muitas vezes por problemas de segurança, então isso é bom para a empresa que presta o serviço de transporte e também para o passageiro – opina o gerente nacional da Moovit no Brasil, Pedro Palhares.

Ele explica que o usuário do aplicativo pode ter um levantamento do passo a passo de toda a viagem, mesmo que isso inclua a necessidade de mais de um transporte e trechos de caminhada. É possível, por exemplo, saber em tempo real qual será a duração do trecho à pé até o ponto de ônibus, quanto tempo a viagem irá durar, quantas paradas faltam até sua (com alerta nas últimas), entre outras funções. Pedro destaca a utilidade das ferramentas em uma região turística.

– Para quem está visitando a cidade, é uma ferramenta essencial para se locomover com qualidade. Ainda mais porque operamos em 44 idiomas – continua.

O Moovit foi lançado em 2012, em Israel. Está no Brasil desde 2013. Atualmente são 3 mil cidades monitoradas em 90 países. No Brasil está em cerca de 400 municípios, incluindo todas as capitais. A meta é mapear todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes até o ano que vem.

– Quando a gente chega em uma cidade, é difícil a Prefeitura ter todos os dados organizados e de forma acessível sobre as linhas de ônibus. Por isso, em alguns casos, recorremos às próprias empresas, como aconteceu na Região dos Lagos. A Salineira nos deu todo o suporte e mantém nosso sistema atualizado sempre que ocorre alguma mudança. E como a empresa opera em toda a região, conseguimos fazer o monitoramento de várias cidades com esse banco de dados – explica Pedro Palhares.

Além disso, uma ferramenta participativa colabora com a atualização constante do sistema. Por ela, qualquer usuário pode se tornar um “editor de linhas”. Desta forma, ele informava diretamente sobre correções e alterações nos dados, além de ajudar a mapear novos lugares.