Assine Já
sexta, 22 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21896 Óbitos: 720
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Moovit inova com monitoramento em tempo real

App permite saber o horário que o ônibus vai chegar e dá outras informações 

30 julho 2019 - 08h53
Moovit inova com monitoramento em tempo real

Sabe aquela sensação ruim de estar em um ponto de ônibus sem fazer ideia de quanto tempo o transporte que você precisa vai demorar para chegar? Coisa do passado. A tecnologia do aplicativo Moovit, em operação desde o fim do ano passado na Região dos Lagos, permite monitorar em tempo real a passagem dos ônibus, com precisão de aproximadamente dois minutos do momento em que ele irá chegar até o passageiro. Uma facilidade que traz praticidade e qualidade ao transporte público.

– Um dos grandes problemas no transporte no Brasil é a grade horária. O ônibus pode ou não passar no horário, principalmente por causa do trânsito, então o monitoramento por GPS traz essa praticidade. Pra que uma pessoa vai chegar no ponto às 11h se ela sabe que o ônibus vai passar 11h10? A pior coisa é ficar esperando no ponto, muitas vezes por problemas de segurança, então isso é bom para a empresa que presta o serviço de transporte e também para o passageiro – opina o gerente nacional da Moovit no Brasil, Pedro Palhares.

Ele explica que o usuário do aplicativo pode ter um levantamento do passo a passo de toda a viagem, mesmo que isso inclua a necessidade de mais de um transporte e trechos de caminhada. É possível, por exemplo, saber em tempo real qual será a duração do trecho à pé até o ponto de ônibus, quanto tempo a viagem irá durar, quantas paradas faltam até sua (com alerta nas últimas), entre outras funções. Pedro destaca a utilidade das ferramentas em uma região turística.

– Para quem está visitando a cidade, é uma ferramenta essencial para se locomover com qualidade. Ainda mais porque operamos em 44 idiomas – continua.

O Moovit foi lançado em 2012, em Israel. Está no Brasil desde 2013. Atualmente são 3 mil cidades monitoradas em 90 países. No Brasil está em cerca de 400 municípios, incluindo todas as capitais. A meta é mapear todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes até o ano que vem.

– Quando a gente chega em uma cidade, é difícil a Prefeitura ter todos os dados organizados e de forma acessível sobre as linhas de ônibus. Por isso, em alguns casos, recorremos às próprias empresas, como aconteceu na Região dos Lagos. A Salineira nos deu todo o suporte e mantém nosso sistema atualizado sempre que ocorre alguma mudança. E como a empresa opera em toda a região, conseguimos fazer o monitoramento de várias cidades com esse banco de dados – explica Pedro Palhares.

Além disso, uma ferramenta participativa colabora com a atualização constante do sistema. Por ela, qualquer usuário pode se tornar um “editor de linhas”. Desta forma, ele informava diretamente sobre correções e alterações nos dados, além de ajudar a mapear novos lugares.