sábado, 26 de abril de 2025
sábado, 26 de abril de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Magnauto site
POLÊMICA

Minuta da Lei de Parcelamento do Solo autoriza prédios de 15 andares em Cabo Frio

De acordo com texto, Centro, Itajuru, Braga e Vila Nova poderão ter prédios de até 12 pavimentos

26 agosto 2024 - 15h33Por Redação
Minuta da Lei de Parcelamento do Solo autoriza prédios de 15 andares em Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio pretende aumentar os limites de altura para construções residenciais, comerciais e industriais em vários bairros da cidade, conforme a minuta da Lei de Parcelamento do Solo apresentada nesta quarta-feira (21) na Câmara Municipal. A medida, que foi manchete na edição impressa da Folha deste fim, de semana, e já havia sido adiantada pelo jornal em maio de 2023, visa transformar o panorama urbano do município, permitindo prédios de até 12 andares em áreas como Centro e Braga. 

O debate em torno da minuta do projeto aconteceu durante reunião extraordinária do Conselho Municipal da Cidade (CONCID), e foi convocada pelo Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e presidente do conselho, Matheus Aragutti Mônica. Segundo o documento, que está disponível no site da Prefeitura de Cabo Frio, bairros como Centro, Itajuru, Braga, Marlim e Vila Nova poderiam ter construções com até 32,5 metros de altura, o que equivale a um prédio de 12 andares. Em trechos de São Cristóvão e Teixeira e Souza seriam permitidas construções com até 10 andares. Nas chamadas zonas litorâneas e Praia do Forte, a altura máxima permitida passará para 24 metros (o equivalente a um prédio de 8 pavimentos), enquanto na Boca da Barra e Lido seria de 8 metros (cerca de três andares).

A apresentação da minuta da Lei gerou debates com participação de membros da sociedade civil. Por conta disso, foi decidido que o debate final sobre o texto será somente no dia 25 de setembro. Até lá, o Conselho se reunirá semanalmente, toda quarta-feira, na Câmara Municipal, para debater novas sugestões.

– Estamos há um ano alertando que a atualização do Plano Diretor de Cabo Frio está intrinsecamente ligado à especulação imobiliária e construtoras da cidade. Até na região de Perynas, que hoje não tem nada, existe previsão para autorizar construções de até 15 metros de altura (cerca de 5 andares). E são várias áreas que fazem parte dessa minuta, tanto na Lei de Zoneamento quanto na Lei de Parcelamento do Solo. E a população precisa participar desse debate: pode ser presencialmente nas reuniões que acontecerão toda quarta-feira, às 10h, na Câmara, ou pelo email [email protected] . Conseguimos adiar essa discussão até o dia 11 de setembro, porque no dia 25 a versão final será avaliada e enviada para aprovação da Câmara - comentou Lucas Muller, que representou a ONG Cabo Frio Solidária no debate desta quarta.

Em maio do ano passado a Folha lembrou que um texto de revisão do Plano Diretor que chegou a ser criado pelo governo do ex-prefeito Adriano Moreno (em 2020), mas nunca chegou a ser aprovado, permitia o aumento da altura das construções, principalmente na Avenida Joaquim Nogueira, onde atualmente é possível edificar apenas um pavimento acima do térreo. A alteração tinha como objetivo deixar o local com uma cara muito similar à zona residencial do Braga, com imóveis na faixa de seis ou sete pavimentos.

Na época, a Prefeitura confirmou à Folha que o novo texto denota ao bairro São Cristóvão “a vocação de conexão entre o centro urbano de origem do município com as áreas de expansão urbana”. Por isso, o planejamento “visa incentivar as atividades comerciais na Avenida Joaquim Nogueira e aumentar a oferta de habitação no bairro”.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama