sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EMPREENDEDORISMO

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 62% dos empregos gerados no Estado do Rio

No Brasil, esse número chega a 72%, de acordo com estudo do Sebrae

20 setembro 2022 - 14h37Por Redação

As micro e pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro foram responsáveis por 62% das vagas criadas nos sete primeiros meses do ano. De janeiro a julho, as micro e pequenas empresas criaram mais de 73,4 mil empregos com carteira assinada. Enquanto isso, as médias e grandes empresas geraram mais de 36,9 mil empregos.  É o que aponta estudo feito pelo Sebrae Rio, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Todos os setores, entre as MPE, apresentaram saldo positivo de empregos no acumulado do ano, com destaque para os setores de serviços, onde as micro e pequenas empresas geraram mais de 50,4 mil postos de trabalho, seguido de construção civil com 13,9 mil postos e da indústria de transformação com 6,8 mil empregos formais.  

"O cenário de recuperação das micro e pequenas empresas é muito animador. Durante a crise, ficou comprovado que o empreendedorismo é fundamental para a nossa economia. É preciso proteger quem quer empreender no país. Neste momento, a expectativa é que com a retomada da atividade econômica presencial, a geração de empregos com carteira assinada continue apresentando resultados ainda melhores nos próximos meses", reforça Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio. 

Dados a nível Brasil 

As micro e pequenas empresas brasileiras foram responsáveis por 72% dos postos de trabalho gerados entre janeiro e julho desse ano. O setor de serviços gerou 599,6 mil empregos de carteira assinada, seguido do setor de construção civil com 200 mil, da indústria de transformação com 152 mil e comércio com 126,5 mil empregos com carteira assinada.