sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CABO FRIO

Mesmo com ação do MPF, ruínas do Hotel Acapulco continuam sem destino

Abandonado desde 2015, local já foi cenário de crime

23 março 2024 - 09h13Por Redação
Mesmo com ação do MPF, ruínas do Hotel Acapulco continuam sem destino

Terminou esta semana o prazo que o Ministério Público Federal (MPF) deu para que a Prefeitura de Cabo Frio se pronunciasse a respeito de inquérito civil que determinou a demolição das ruínas do antigo Hotel Acapulco, remoção dos entulhos e recuperação da área, localizada nas dunas do bairro Braga. Até o fechamento desta matéria, nem o MPF nem o governo municipal haviam se pronunciado sobre o andamento do inquérito.

Abandonado desde 2015, o prédio do antigo Hotel Acapulco passou por um longo processo de depredação e, hoje, é uma imensa ruína, com mais de 10 mil metros quadrados. Desde então o local se tornou ponto de encontro para consumo de drogas, e já foi, até, cenário para crimes.

Em janeiro de 2016 o prédio chegou a pegar fogo. Antes disso, no entanto, o Ministério Público Federal já vinha cobrando informações da Prefeitura sobre a possibilidade de negociação para a desapropriação, demolição e recuperação ambiental do local onde se localiza o hotel, conforme sugerido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao MPF. Sem respostas, em junho do mesmo ano o Ministério Público denunciou o então prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, por omissão.

Em matéria publicada pela Folha em outubro de 2019, a Prefeitura havia informado que o valor da demolição era estimado em cerca de R$ 2 milhões. Disse ainda que o valor seria cobrado ao proprietário do imóvel, e que todo o processo de demolição levaria em torno de três meses.

– O ideal é que, após a demolição, trabalhemos para devolver ao local suas características originais, que são dunas e a vegetação nativa. Será um esforço enorme de toda a Prefeitura, mas temos todas as condições de realizá-lo -, afirmou, na época, o então secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira.

Mesmo com um laudo (elaborado por comissão técnica da Prefeitura) classificando o grau de risco estrutural da edificação como alto, “podendo evoluir por pouco tempo para o gravíssimo, caso não seja feita nenhuma intervenção no prédio”, em 2021 o governo municipal descartou uma possível demolição. Ao contrário, iniciou uma discussão sobre uma possível reforma do imóvel. Para isso, uma visita guiada chegou a ser realizada para apresentar o espaço a representantes da Fecomércio, Sesc e Senac. O objetivo era que o prédio fosse utilizado como um Hotel Escola.

Em documento de registro de imóveis obtido pela Folha em 2021, consta que o hotel era de propriedade da firma Luna Village Hotel Ltda. Em 2009, a Companhia Obrasin de Turismo incorporou o ativo ao seu patrimônio, pelo valor de R$ 1.736.090,20. Em 2012, no entanto, a 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia determinou a indisponibilidade dos bens das duas empresas, por conta da execução da Fazenda Nacional.

A derrocada do hotel começou após ação judicial que determinava que o empreendimento não poderia funcionar por estar numa área de preservação ambiental. Considerado três estrelas, o espaço era composto por 60 apartamentos, quatro suítes, um restaurante com capacidade de 100 pessoas, uma quadra de areia para futebol e vôlei, sauna seca a vapor, jardim, playground, três piscinas, dois salões de jogos, um auditório para capacidade de 80 pessoas com três salas de apoio e um amplo estacionamento.